Se o celular não carrega, existem muitos motivos para que isso aconteça e é preciso descobrir o que está causando o problema.
Você poderá testar várias soluções até encontrar a razão principal para um celular que para de carregar de uma hora para outra, e muitas vezes ela é bem simples, como no caso de haver sujeiras no conector.
Sendo assim, o objetivo desse artigo é mostrar algumas das melhores soluções para celular que não carrega, de modo que você mesmo possa resolver o problema sem precisar de assistência técnica.
Caso nenhuma das soluções apresentadas aqui funcione, então a melhor opção é, sem dúvidas, ir até um profissional capacitado para realizar o serviço necessário.
Acompanhe esse texto até o final para saber todas as principais soluções para um celular que não carrega!
1 – Faça o teste em uma outra tomada, usando outro carregador ou trocando o cabo
Quando um celular não carrega mais de um dia para o outro, a primeira solução que você deve buscar é observar se há problemas com a tomada onde está tentando carregá-lo, no cabo ou no próprio carregador.
Primeiramente, veja se a tomada onde você colocou o carregador realmente está funcionando, pois caso contrário, é possível carregar a bateria em uma outra tomada do imóvel.
Caso o problema não seja a tomada, você pode verificar se o cabo está funcionando adequadamente, pois ele poderá estar com algum corte, quebrado ou ainda com o conector torto, por exemplo.
Conferiu e está tudo certo? Então a última opção é testar um novo carregador, pois pode ser que a cabeça do equipamento, que você conecta na tomada, esteja com problema.
Se está tudo funcionando perfeitamente, então pode ser que o problema esteja no fato do carregador que você está usando não ser o original do celular, o que pode ocasionar sérios danos ao aparelho.
Em alguns casos, há smartphones que permitem a remoção e a troca da bateria, e se isso tiver acontecido no seu celular, é preciso comprar o carregador e o cabo que sejam do próprio fabricante e compatível com aquele modelo.
Bom, você tentou essas opções e não deu certo? Vamos à próxima solução!
2 – Reinicie o telefone e tente carregá-lo desligado
A próxima dica de solução para o celular que não carrega é reiniciá-lo e tentar carregá-lo desligado.
A maioria das pessoas carrega o seu celular ligado, mas pode ser que em alguns casos tenha algum tipo de problema de software que esteja impedindo a carga de acontecer.
Se for esse o problema, então bastará desligar o celular para que o defeito no software seja eliminado e o aparelho possa voltar a carregar.
Há algumas marcas nas quais é sugerida a reinicialização do celular para as configurações de fábrica, ou seja, que você “resete” o celular por completo.
No caso de ser necessário realizar o procedimento, lembre-se de sempre fazer um backup completo dos dados antes de fazer a restauração do aparelho, para não correr o risco de perdê-lo.
Apesar de ser uma medida mais drástica, é fato também que ela geralmente funciona bem em certas situações e pode ser a solução que o seu celular precisa.
3 – Veja se o conector de energia está realmente limpo
O terceiro passo que você deve dar se seu celular não carrega é verificar se os conectores de energia, tanto do dispositivo quanto do carregador, realmente estão limpos.
Se existirem sujeiras e detritos nesses conectores que estejam obstruindo os contatos elétricos, então esse pode ser o motivo que realmente impede que você consiga carregar o celular, pois a transmissão de energia está bloqueada.
O uso de uma lupa é muito importante porque permitirá que você verifique mais de perto como está o conector do celular e do carregador.
Caso venha a encontrar sujeiras, então você deverá buscar removê-las, mas sempre tomando o máximo de cuidado para não ocasionar danos não só aos contatos, como as outras partes do seu celular.
4 – Atente-se à temperatura da bateria
O seu celular talvez tenha um mecanismo de defesa que atue de forma eficaz contra as altas temperaturas da bateria, o que significa que se ela realmente esquenta muito ao ser recarregada, o próximo celular faz o bloqueio da alimentação.
Isso ajuda a evitar acidentes diversos, como é o caso de explosões, curtos e pequenos incêndios que podem começar por esse motivo.
Entretanto, não são todos os celulares que possuem esse mecanismo, e seja qual for o caso do seu, é essencial estar sempre atento ao que está ocorrendo com o seu aparelho.
Percebeu que ele está realmente muito quente?
Então você deverá esperar que ele esfrie ou tentar levá-lo a um local mais ventilado e fresco, para reduzir a temperatura da bateria.
É essencial também, claro, que você tente descobrir o que é que está causando esse superaquecimento da bateria, o que pode ser, por exemplo, algum tipo de acessório usado que tenha uma má qualidade ou esteja com defeito.
5 – Procure remover qualquer sujeira do celular
Não é apenas a sujeira presente nos conectores que você deve tentar remover, mas toda aquela presente no seu celular, assim como a poeira, que possa ocasionar problemas para o aparelho.
As pessoas têm o costume de colocar o celular no bolso das calças, o que faz com que ele misture-se com fiapos de roupa e até mesmo com sujeiras que existam nesses locais, como papéis.
Assim, isso tudo pode acabar prejudicando o seu celular como um todo, fazendo com que não se consiga carregar a bateria, seja por uma fibra de calça jeans ou por conta de chocolate (sim, muitas pessoas colocam em seus bolsos e os sujam).
Além disso, caso você tenha derrubado algum tipo de líquido no celular, mesmo que só água, é essencial fazer uma limpeza nele o quanto antes, pois ele poderá ser corrosivo e fazer com que as conexões do aparelho apresentem problemas.
A dica é sempre verificar se não há algo físico que está prejudicando o seu celular, pois em muitos casos a solução está exatamente aí.
6 – Deixe o celular carregando durante um longo período
Muitas vezes, as pessoas acabam deixando seus celulares ficarem com 0% de bateria, quando eles desligam sozinhos, e não colocam o aparelho para carregar logo em seguida.
Isso faz com que ao tentar carregá-lo, o mesmo demore muito tempo até apresentar os primeiros “sinais de vida”.
É por conta disso que você deve sempre deixar o celular carregando durante um longo período, porque o problema pode ser apenas que a bateria está totalmente zerada e precisará de tempo para voltar a ter uma porcentagem que permita ligar o aparelho.
Se você tiver isso em mente, ficará muito mais fácil solucionar o problema, pois tudo o que será necessário é deixar o celular na carga por uma ou duas horas, e tudo estará resolvido.
Nada funcionou. E agora?
Depois de testar todas essas soluções, nenhuma delas funcionou para carregar o seu celular, e agora?
Bom, se nenhuma das soluções mostradas aqui ajudou quando seu celular não carrega, o que você tem que fazer agora é levar o aparelho até uma assistência técnica autorizada.
Antes que você vá a qualquer loja para tentar resolver o problema, tem algumas coisas que precisa saber.
A primeira delas é sempre buscar por uma loja autorizada da marca do seu celular, o que vai evitar que sejam utilizados acessórios e peças de baixa qualidade, trazendo mais problemas para seu aparelho.
Além disso, sempre procure um local onde o técnico de celular tenha feito um bom curso de manutenção de celular, o que é imprescindível para um ótimo e eficaz serviço.
O técnico que foi bem capacitado poderá fazer a análise do defeito que o celular possui, seja na bateria, no carregador ou no conector, e assim vai poder consertar o seu equipamento da melhor forma possível.
Procure então saber mais sobre o técnico de celular antes de levar o seu smartphone até ele, pois depois poderá ser tarde.
Pesquise qual foi o curso que ele fez e se esse é realmente bom, se tem certificação e se ensina tudo aquilo que o profissional precisa aprender para atuar na área de manutenção de celulares.
O resultado será muito melhor para você!
Considerações finais
Como você viu, é normal que as pessoas passem pelo problema do celular que não carrega, o que é uma enorme dor de cabeça, pois o aparelho simplesmente para de funcionar.
Neste texto, você pôde ver algumas das melhores soluções para quando seu celular não carrega, de modo a tentar resolver o problema de forma prática e fácil na sua casa, o que nem sempre será possível.
Caso o aparelho continue com problema para carregar, o jeito é levar até uma assistência técnica autorizada, mas tenha em mente antes de fazer isso de que é preciso pesquisar sobre o técnico de celular, para saber se ele fez um bom curso na área para atuar.
Gostou do artigo de hoje sobre as 6 melhores soluções para celular que não carrega?