0

Se há um termo importante dentro do campo de instalações elétricas é o de diagrama unifilar, você já ouviu falar sobre ele?

Conhecer esse desenho técnico, que pode ser desenvolvido por meio do uso de softwares específicos, é essencial no mundo da elétrica.

Ele é parte importante dos projetos complementares, sendo desenvolvido pelo próprio eletricista, considerando qual a necessidade energética de cada ambiente.

A seguir, você vai saber mais a respeito do que é o diagrama unifilar, bem como exemplos práticos dele, e ainda os diversos outros tipos de diagramas elétricos que podem ser utilizados.

Acompanhe!

O que é um diagrama unifilar?

Um diagrama unifilar trata-se de um desenho técnico que é desenvolvido a partir de softwares específicos, como é o caso do AutoCAD, por exemplo.

Esse desenho é uma representação gráfica das instalações elétricas existentes em uma obra, sendo feito a partir de uma planta baixa arquitetônica, tendo a sua simbologia definida diretamente pela ABNT.

Diagrama unifilar de uma casa que representa as instalações elétricas da mesma

O diagrama unifilar está entre os quatro tipos existentes de diagramas elétricos, sendo considerado um dos principais entre eles.

Em termos gerais, é possível definir esse diagrama como uma simbologia que é usada com o intuito de identificar uma determinada instalação elétrica, de modo que se possa organizar um serviço específico.

Um diagrama elétrico é importante porque auxilia o eletricista a compreender onde cada instalação elétrica deverá ser feita, considerando a necessidade de cada projeto. Nesse sentido, recomendo você se matricular em algum curso de eletricista residencial para especializar na área e entender melhor sobre os diagramas elétricos.

O diagrama unifilar, portanto, tem o objetivo principal de ajudar a verificar a quantidade de condutores que irão passar em certos eletrodutos e qual é o trajeto que ele vai percorrer.

Quem pode fazer um diagrama unifilar?

O diagrama unifilar pode ser feito por qualquer trabalhador que esteja autorizado a criá-lo, desde que possua conhecimento sobre a área elétrica.

As autoridades competentes e ainda pessoas que sejam autorizadas podem também fazer esse diagrama, além de ser importante sempre mantê-lo atualizado.

Como se faz um diagrama unifilar?

Tipo de fio residencial e o que representam as suas cores fase, neutro, proteção e retorno

Para que se possa compreender como fazer um diagrama unifilar é preciso levar em consideração diversos fatores que são importantes.

O primeiro deles é entender quais são os principais símbolos utilizados em um diagrama desse tipo.

Principais símbolos de diagramas unifilares

Existem muitos símbolos que podem ser utilizados para fazer um diagrama unifilar, mas há aqueles que são mais importantes e que nunca podem faltar em um desenho técnico desse tipo.

Os principais símbolos são:

  • Símbolos de eletrodutos
  • Símbolos de condutores
  • Símbolos de caixas de passagem
  • Símbolos de caixa de distribuição
  • Símbolos de interruptores
  • Símbolos de luminárias
  • Símbolos de tomadas
Principais simbolos de uma instalação elétrica de acordo com a ABNT

Esses foram apenas alguns símbolos importantes na elétrica. Caso queira se aprofundar nessa área de estudo, recomendo baixar a NBR5444 através deste link.

Esquemas fundamentais de ligações

Os esquemas fundamentais de ligações de um diagrama unifilar são aqueles que possuem 4 fases:

  • A fase de retorno (representada por um fio preto)
  • A fase neutra (representada por um fio azul)
  • A fase fase (representada por um fio vermelho)
  • A fase proteção (representada por um fio verde e amarelo)

Como é feita a ligação de uma lâmpada

Esquema de ligação de uma lâmpada com interruptor e fio de uma instalação elétrica representados em um diagrama unifilar

A ligação de uma lâmpada é feita através de um circuito elétrico que é composto por:

Se tudo estiver conectado da maneira correta, o interruptor deverá funcionar sem problemas, controlando o ligar e desligar da lâmpada.

Quais programas utilizar para fazer diagramas?

Você pode utilizar diversas ferramentas para conseguir fazer um diagrama unifilar, entretanto, há aqueles programas que possuem uma maior qualidade e mais funcionalidades.

A seguir, veja quais os dois principais:

  • WOCA: é uma plataforma para que se possa criar projetos elétricos, sendo excelente por possuir uma interface que é intuitiva e muito simples de ser utilizada. Além disso, ele ainda tem funções que ajudam a automatizar as diversas etapas para que sejam criados os diagramas
  • AUTOCAD: o AUTOCAD é um dos melhores programas para quem deseja fazer a criação de desenhos e esquemas elétricos, entre eles o diagrama unifilar. Essa ferramenta ajuda a criar qualquer tipo de projeto porque é bastante simples, de modo que qualquer pessoa, mesmo sem ser expert na ferramenta, pode utilizá-la para criar os diagramas

Além disso, outros programas que você pode utilizar para essa finalidade são os seguintes:

  • QEletroTech
  • PRO-Elétrica
  • QiElétrico
  • CadProj Elétrica
  • AutoCAD Electrical

O que deve conter no diagrama unifilar?

Desenho básico de uma diagrama unifilar e representação das instalações elétricas residenciais

Como o diagrama unifilar trata-se de um desenho que faz uso de uma simbologia bastante específica e que representa então uma instalação elétrica sobre uma planta baixa, ele deverá conter:

  • A localização de todos os quadros de distribuição
  • A divisão certa dos circuitos
  • Os pontos de tomadas e os pontos de luz
  • A posição de todos os eletrodutos
  • O número de condutores que deverá ter dentro dos eletrodutos
  • A caracterização dos condutores no interior dos eletrodutos

Além disso, é preciso que todos os símbolos sejam usados corretamente, para garantir assim que todas as pessoas que tiverem acesso aquele diagrama irão entender o que está descrito ali.

Outros tipos de diagramas elétricos

Além do diagrama unifilar, tratado diretamente aqui no artigo, há ainda outros tipos de diagramas elétricos que podem ser utilizados, de acordo com cada situação.

A seguir, você vai ver um pouco mais sobre cada um deles!

Diagrama funcional

O diagrama funcional é aquele que faz a representação de uma instalação elétrica e jamais de um projeto elétrico por inteiro, o que significa que ele não é generalista e sim focado.

O diagrama funcional apresentará todos os componentes e os condutores, e também oferecerá uma representação mais clara.

Ele não irá demonstrar com exatidão a posição que cada um dos componentes tem exatamente, muito menos as medidas dos cabos ou o percursos que eles fazem, sendo então usado para explicar a respeito do funcionamento.

Diagrama multifilar

O diagrama multifilar, por outro lado, trata-se da representação detalhada de todos os condutores de um projeto elétrico e, assim como o funcional, ele mostra de forma completa os componentes e os condutores.

Além disso, esse tipo de diagrama tenta fazer a representação dos componentes de uma instalação e dos condutores em uma posição correta.

O diagrama multifilar difere daquele do tipo unifilar porque tem uma complexidade muito maior para ser feita a interpretação, então é muito usado para os circuitos elementares.

Diagrama trifilar

Por último, temos o diagrama trifilar que é mais usado para fazer a representação dos comandos elétricos.

Além disso, ele representa ainda as três fases detalhadas de um sistema elétrico e além disso as variações que ele possui.

Os diagramas do tipo trifilares são muito usados, em especial, para os projetos industriais, pois são eles que possuem na maior parte das vezes nos circuitos trifásicos.

Conclusão

Como você viu, o diagrama unifilar é muito importante para qualquer tipo de projeto elétrico, já que permite que seja feito um desenho técnico sobre uma planta baixa e com a simbologia que é definida pela ABNT.

Neste texto, você pôde ver também como esse tipo de diagrama é essencial por permitir que seja feita a identificação de uma determinada instalação elétrica, de modo que seja possível organizar um serviço a ser realizado.

Os diagramas elétricos podem ser feitos a partir de programas específicos, como o WOCA e o AUTOCAD, então é importante aprender como fazer uso deles para conseguir criar os melhores desenhos, de acordo com cada necessidade.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o diagrama unifilar? Me deixe saber nos comentários!

Flávio Babos
Estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flávio passa seu tempo empreendendo e estudando sobre eletrônica e tecnologia no geral. Já desenvolveu diversos projetos com Arduino e recentemente atuou na Empresa Júnior do seu curso gerenciando equipes de engenharia no setor de vendas e de projetos.

Módulo RFID: Como Usar No Arduino? [Controle De Acesso]

Previous article

Como testar qualquer tipo de capacitor? [Com multímetro]

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Elétrica