0

Os comandos elétricos são extremamente importantes quando o assunto é a indústria ou construção, mas poucas pessoas sabem a respeito dele.

De uma maneira bem resumida, é possível dizer que esses comandos são a principal base da automação e de circuitos elétricos residenciais no qual fazem as máquinas e os equipamentos eletrônicos funcionarem.

Portanto, sem os comandos elétricos nada que funcione com a eletricidade poderia ser usado, daí fica muito clara a importância de se conhecer mais sobre o tema, ainda mais nos dias atuais.

Afinal, sem os comandos elétricos, o eletricista residencial e industrial não conseguiriam fazer as máquinas e equipamentos de suas instalações funcionarem de forma inteligente e simplificada.

Então, aqui neste texto você vai aprender tudo sobre quais são os principais dispositivos de acionamento, como fazer um comando elétrico e o melhor simulador para aprender na prática a usar esses comandos.

Acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

Quais os principais dispositivos de acionamento em comandos elétricos?

Eletricista que está fazendo a manutenção dos comandos elétricos através do painel qdc residencial

Para você compreender melhor a respeito dos comandos elétricos, é importante conhecer sobre os componentes que fazem parte deles.

Esses componentes podem ser de proteção ou de comando e sinalização.

A seguir, você vai os três que fazem parte da primeira categoria e depois os três que estão inclusos na segunda categoria.

Disjuntores

Os disjuntores tratam-se de dispositivos que têm como função principal auxiliar na proteção de um circuito contra a ocorrência de uma sobrecarga ou de um curto-circuito.

Ele vai atuar como se fosse uma chave, de modo que seja possível então interromper a passagem da corrente elétrica pelo circuito.

Fusíveis

Assim como acontece com os disjuntores, os fusíveis possuem a função principal de proteção do circuito contra eventuais curtos-circuitos ou sobrecargas que podem queimá-lo.

Esses dispositivos são conhecidos pela maior parte das pessoas, já que eles fazem parte de diversas instalações elétricas, como aqueles de automóveis, de residências e de empresas.

A corrente nominal significa o valor máximo de corrente que o fusível consegue suportar sem interromper o funcionamento do circuito, enquanto a corrente de ruptura é o valor máximo de corrente elétrica que o fusível aguenta interromper.

Relés

Esses dispositivos possuem um mecanismo básico que é o de ligar e o de desligar os circuitos.

Foram os circuitos básicos, que não há a necessidade de que um contato físico ocorra entre os terminais de trabalho e de acionamento, que permitiram que surgissem todos os circuitos mencionados antes.

Os relés são usados em comandos elétricos, geralmente, para a retransmissão de sinais, ainda mais no caso daqueles que são mecatrônicos.

Botoeiras

As botoeiras, ou botões de comando, são os primeiros dispositivos de comando ou de ligação que você vai ver aqui.

Elas funcionam na forma de um elemento que é responsável por estar ligando e desligando todos os circuitos, como é o caso os contato do tipo NF (que significa normalmente fechado) e NA (que quer dizer normalmente aberto).

Para que fique mais fácil o funcionamento, essas botoeiras são divididas em cores considerando as funções que possuem.

Assim, o vermelho significa parar/desligar/emergência, o verde ou preto significa partir/ligar/pulsar, o amarelo quer dizer intervenção e o azul ou branco indica qualquer outra função diferente das anteriores.

Contatores

Os contatores tratam-se de dispositivos eletromecânicos principais dentro de um comando elétrico, tendo como função principal o controle da passagem das correntes altas.

Esses contatores são compostos pela presença de uma bobina, que é responsável por produzir um campo magnético que irá proporcionar assim um movimento e realizar uma mudança no estado dos contatos.

Os contatores possuem dois tipos principais de contato, o de potência ou chamado principal é o primeiro, lidando com uma corrente que em geral é alta e, blocos com 3 contatos.

Já os contatos auxiliares ou de comando são aqueles responsáveis por lidar com uma corrente mais baixa, usados então nos comandos elétricos.

Sinalizadores

Os sinalizadores, como o próprio nome indica, têm a finalidade de fazer a sinalização ao operador de que há uma situação que precisa de maior atenção por parte dele.

Esse sinalizador pode ser de diferentes tipos, como sonoro ou luminoso, sendo este último o mais usado.

As cores usadas nos sinalizadores para fazer indicações são:

Como fazer um comando elétrico?

Homem que está verificando se há defeitos no circuito de comandos em uma indústria através de uma chave

Para entender como fazer um comando elétrico é necessário a compreensão dos tipos de partidas existentes: a direta, a estrela triângulo e a reversora, mas caso deseja fazer um curso de comandos elétricos, você também pode se matricular naquele que mais se encaixa na sua situação atual acessando o artigo.

A seguir, você vai ver um pouco mais sobre cada uma delas!

Partida direta

A partida direta é a maneira mais fácil e simples de dar uma partida em um motor elétrico, quando as três fases são então ligadas de maneira direta ao motor, fazendo com que haja um pico de corrente.

Entretanto, ele deve ser utilizado somente quando a corrente gerada na partida não afetar diretamente a rede de alimentação.

A corrente de partida dos motores elétricos de indução alcançam um valor que vai até 8 vezes o valor da corrente nominal.

Partida Estrela Triângulo

A partida estrela triângulo é feita com uma chave manual que tem três posições: triângulo, estrela e desligado.

O motor que faz uso desse tipo de partida para que seja ligado, o mesmo é alimentado através da redução de tensão que ocorre nas bobinas no momento do processo de partida.

Por meio da chave estrela triângulo, as três fases de um motor são ligadas no momento em que é dada a partida do comando elétrico, até que ele venha a atingir uma rotação que esteja próxima da nominal (em torno de 90%).

Quando então é alcançada uma rotação que passa de 90% do valor da velocidade nominal, a ligação para triângulo da chave é então feita, com as bobinas recebendo então até 100% de toda a tensão nominal.

Partidas Reversoras

Por último, temos a partida reversora, que é um equipamento que tem como função efetuar a inversão no sentido da rotação de um motor elétrico.

Ela é aplicada em máquinas operatrizes, nas quais a inversão do sentido da rotação do motor elétrico é realmente necessária.

Para que esse comando seja feito corretamente, é muito importante tomar cuidados essenciais, como não reverter essa rotação do motor quando ele está funcionando a plena velocidade (como do sentido horário para anti-horário).

O melhor simulador para aprender comandos elétricos

Você sabe o que é o Simulador CADe SIMU?

Pois saiba que ele é o melhor simulador para quem deseja aprender sobre os comandos elétricos.

Imagem que representa o software CADe SIMU bastante usado em comandos elétricos

O CADe Simu é um software de computador que funciona como um simulador, de modo que seja possível criar e simular diagramas dos comandos elétricos.

Todos os profissionais que tenham algum conhecimento técnico a respeito dos comandos elétricos e conceitos da eletricidade básica poderão fazer uso dessa ferramenta.

Ela é mais fácil de usar quanto maior for o seu conhecimento, sendo necessário também dominar, até certo ponto, a informática para usá-lo, já que ele é um software de computador.

A principal funcionalidade dessa ferramenta é, como citado anteriormente, permitir a criação dos diagramas de potência e de comandos elétricos, bem como a simulação do circuito.

Essa função de simulação é essencial para que você possa verificar a lógica do diagrama que foi criado e também o funcionamento dele, garantindo assim um bom trabalho através de testes.

Você vai poder adicionar os mais diversos símbolos eletrotécnicos no diagrama que estiver criando, e é muito fácil encontrá-los, pois eles são separados por categorias.

Quando se fala sobre o simulador CADe SIMU é muito importante mostrar todos os benefícios que ele possui, deixando bem claro como essa ferramenta é essencial para profissionais da área.

O simulador permite que você possa estudar e aprofundar os seus conhecimentos em comandos elétricos, e que você pratique eles da sua casa, sem nenhum risco.

Isso porque através do simulador você poderá criar os diagramas dos seus comandos elétricos e depois testá-los, sem precisar realmente montar um.

Portanto, não há risco de que você venha a queimar nenhum componente e levar um choque, por exemplo, ao montar um diagrama que estava errado.

Todo mundo que resolve trabalhar na área elétrica ou de eletricidade precisa sim contar com o simulador CADe SIMU para obter melhores resultados nos serviços que realiza.

Você já fez algum tipo de comando elétrico antes?

Homem mexendo em um motor industrial no chão de fábrica

Como você viu, os comandos elétricos são muito importantes, pois sem eles seria impossível que qualquer pessoa fizesse uso de equipamentos eletrônicos, por exemplo.

Neste texto, você pôde ver mais sobre esses comandos, os componentes que o formam e como cada um deles funciona, como é possível fazer um comando desse tipo e ainda qual o melhor simulador a ser utilizado.

O uso do CADe SIMU irá garantir que você vai poder treinar bastante em casa a criação dos diagramas dos comandos elétricos e colocar em prática, testando-os, através do simulador, sem nenhum risco para si.

Gostou do artigo de hoje sobre os comandos elétricos? Me deixe saber nos comentários se você também já realizou algum tipo de comando elétrico!

Flávio Babos
Estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flávio passa seu tempo empreendendo e estudando sobre eletrônica e tecnologia no geral. Já desenvolveu diversos projetos com Arduino e recentemente atuou na Empresa Júnior do seu curso gerenciando equipes de engenharia no setor de vendas e de projetos.

Como testar qualquer tipo de capacitor? [Com multímetro]

Previous article

Motor de Passo 5V: Controlando com Arduino Uno

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Elétrica