0

Se você quer se aprofundar em comandos elétricos em 2021 ou tem interesse em aprender a fazer acionamentos de motores, então você chegou no artigo certo. Hoje vamos te mostrar tudo sobre o curso de comandos elétricos.

Saber fazer acionamentos de cargas e usar dispositivos de proteção e sinalização da forma correta pode ser bastante desafiador para alguns.

Então, se matricular em um curso pode ter muitos benefícios. Veja o que reunimos para você conseguir escolher o melhor tanto online como presencial (SENAI):

Primeiro, o mais importante

  • O curso de comandos elétricos é o caminho mais fácil para aprender a teoria e a prática de acionamentos de cargas.
  • Caso opte por um curso online de comandos elétricos é necessário verificar alguns fatores que o diferenciam de um curso técnico presencial.
  • Mas, na hora de escolher o melhor curso é preciso analisar a credibilidade da instituição, o conteúdo e o formato das aulas.

Você também pode gostar:

Melhores Cursos de Comandos Elétricos: Minha Recomendação

O melhor curso técnico de comandos elétricos

O curso de comandos elétricos no SENAI é uma boa forma de conseguir capacitação profissional no mercado de trabalho. Com carga horária de 120 horas, neste curso você vai aprender a prática e a teoria com um conteúdo direto e enxuto.


A melhor opção para comandos prediais e industriais

O instrutor deste curso é o Ronaldo Lima do canal da Elétrica. Os principais temas ensinados nesse curso são: desenho de diagramas, comandos e acionamentos elétricos prediais e industriais ênfase em análise de falhas. Esse curso oferece certificado de conclusão.


O melhor curso de comandos elétricos completo

O instrutor desse curso de comandos elétricos é o Ricardo Serpa do canal Ser Eletricista. Com garantia de 7 dias e milhares de alunos no Brasil, esse treinamento profissionalizante é considerado o mais completo da área. Nele você aprende tudo sobre comandos e inversores de frequência, desde dispositivos de proteção até partida estrela triângulo de motores elétricos.


Guia de inscrição: O que você precisa saber sobre o curso de comandos elétricos

Aprender comandos elétricos, ou ampliar seu conhecimento sobre acionamentos e dispositivos de proteção e controle, pode parecer difícil, afinal existem diversos tipos de cursos.

Sendo assim, para melhor te ajudar nessa jornada de escolha, criamos este Guia de Inscrição. A seguir, você conseguirá tirar todas as suas dúvidas.

Eletricista analisando painel de comandos

Porque você deve fazer um curso de comandos elétricos?

Ter um curso na área de comandos no currículo pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho atualmente, além de que pode te ajudar na hora de conseguir um emprego na área.

Mesmo para as pessoas que já trabalham no ramo e querem subir de cargo, fazer esse curso é um divisor de águas.

Até os autônomos que querem conseguir mais clientes e desejam fechar projetos maiores se beneficiam com uma profissionalização dessas.

Eletricista de costas checando painel

De qualquer forma, conhecer bem todo o universo dos comandos elétricos, te poupa tempo e acelera o processo de manutenção e inspeção de sistemas elétricos.

Agora, caso você deseja aprender sem pôr a mão na massa ainda, softwares simuladores são uma ótima alternativa. O CADe SIMU é um exemplo desse tipo de programa.

Com ele é possível simular uma gama enorme de sistemas elétricos e, a forma mais rápida e eficaz de aprender a utilizar esse simulador é, sem dúvidas, em um curso de comandos elétricos.

O que você irá aprender em um treinamento de comandos elétricos

Antes de se matricular em um curso de comandos elétricos é preciso entender qual será seu foco.

Por exemplo, listamos no começo deste artigo dois cursos online, um que ensina tudo sobre comandos elétricos e inversores de frequência e outro que foca mais em comandos com ênfase em análise de falhas.

Reparo de disjuntor

Então traçar uma meta de aprendizado poderá facilitar na escolha de qual curso se matricular.

De maneira geral, uma formação em comandos elétricos contém os seguintes conteúdos, do básico ao avançado:

  • Dispositivos de proteção;
  • Dispositivo de comando e sinalização;
  • Partida estrela triângulo;
  • Partida direta;
  • Simulador CADe Simu;
  • Sensores industriais;
  • Diagrama de comandos elétricos;
  • Montagem prática de painéis de comando;
  • E, claro, muito mais.

Presencial ou online: Qual curso devo fazer?

Sabendo o que você irá ter aprendido após concluir sua formação, agora a decisão é escolher qual curso fazer: presencial ou online.

De fato, o ensino EAD proporciona ao aluno um aprendizado bem mais dinâmico do que o ensino presencial pois é possível rever as aulas quantas vezes quiser.

Outro diferencial do curso online: você conta com 7 dias de garantia. Isso significa que você pode usufruir do curso e, caso não gostar da didática do professor, pode reembolsar todo o dinheiro investido.

Eletricista aprendendo de forma online comandos eletricos

Os melhores cursos online de comandos elétricos fornecem um contato direto com o instrutor permitindo tirar dúvidas e trocar experiências.

Essa modalidade de ensino de comandos elétricos a distância também te permite aprender no local e hora que preferir, através do notebook, smartphone ou tablet.

A desvantagem é que para aprender em um curso online é demandando organização e comprometimento do aluno e nem sempre a qualidade é garantida.

Em contrapartida, o curso presencial de comandos elétricos, além de ser mais caro, possui horário e local das aulas limitados. Entretanto, esse modelo requer menos planejamento da sua parte.

Veja na tabela abaixo as especificações de ambos os cursos:

Curso de comandos elétricos onlineCurso de comandos elétricos presencial
FormatoVídeo-aulas e/ou PDFEscola e/ou laboratório
FlexibilidadeAssistir onde e quando quiserHorário e local fixos
Tempo de cursoPequeno, médio e grandeMédio e grande
CertificadoProfissionalizanteTécnico
PreçoMenorMaior
Garantia7 diasNão possui garantia
BônusSimNão

Quanto custa um curso de comandos elétricos?

Como dito anteriormente, um curso online de comandos elétricos é mais barato do que um curso presencial e a diferença de valores entre eles é bastante considerável.

Em geral, o curso online está entre R$300 e R$600 e as formas de pagamento são: parcelar em 12x no cartão ou pagar à vista.

Já os cursos presenciais de comandos e acionamentos elétricos podem chegar a ser 4 vezes mais caros do que os da modalidade EAD.

Por outro lado, certos fatores podem influenciar no valor como a carga horária, nível de aprendizado e duração do curso.

Painel de dispositivos de controle e proteção

Critérios de inscrição: Como escolher um treinamento de comandos elétricos?

Alguns fatores são cruciais na hora de se escolher um bom curso seja ele presencial ou online. Sendo assim, reunimos abaixo os principais pontos a levar em consideração durante essa escolha:

Qualificação e reputação

Antes de se matricular, veja se o professor do curso tem experiência na área, tanto como profissional tanto como professor.

Outro critério para analisar a qualidade de cursos presenciais é verificar as avaliações no Google Maps. Veja se a instituição de ensino, por exemplo o SENAI, possui boas avaliações e comentários positivos de alunos e ex-alunos.

Certificado

Essa é uma questão crucial da nossa análise pois muita gente busca um curso na área de comandos para ter uma formação técnica e poder incluir isso currículo.

Caso esse seja o seu objetivo, um curso de comandos elétricos do SENAI pode ser sua melhor escolha.

Um curso no SENAI tem certificado técnico e um curso online possui certificado profissionalizante.

No entanto, caso um certificado profissionalizante já seja suficiente, não deixe de aproveitar as vantagens de se fazer um curso online de comandos elétricos.

Bônus

Um fator importante são os benefícios que são oferecidos no curso. Em geral, os cursos online disponibilizam 3 bônus após a matricula do aluno, bônus tais como guia de instalação de painéis industriais e manual de boas práticas em comandos.

Forma de Comunicação

É importante também que você analise por onde será feita a comunicação com o instrutor do curso afim de sanar suas dúvidas futuras, será através do WhatsApp, plataforma do curso ou por vídeo chamadas?


Resumo

Veja com qual forma de ensino você se encaixa no momento se é o ensino presencial ou o ensino online.

O certificado também é importante, analise se você precisa de um documento que te habilita como um técnico (fornecido pelo SENAI, por exemplo) ou se apenas um certificado de curso profissionalizante (fornecido por cursos online pagos) já é suficiente.

Além disso, lembre-se que há vantagens em fazer cursos online como poder assistir as aulas quantas vezes quiser, quando puder e na velocidade que preferir.

Também, não se esqueça que o preço de um treinamento de comandos elétricos presencial tende a ser mais caro enquanto que no online tende a ser mais em conta.

De maneira geral avalie os depoimentos do curso e sua duração, sua reputação na internet e o conteúdo das aulas.

Flávio Babos
Futuro Engenheiro Mecatrônico pela Federal de Uberlândia, fanático por Tecnologia, Empreendedorismo e Gestão. Desde pequeno faz projetos com Arduino e recentemente atuou na Empresa Júnior do seu curso gerenciando equipes de engenharia no setor de vendas e de projetos.

Sensor DHT11: Tutorial Completo (+Projeto Bônus)

Previous article

Robótica: Definição, Aplicações e Fatos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *