0

Se você está pensando em fazer um curso de refrigeração em 2021, então um curso à distância voltado para refrigeração residencial e comercial é, de longe, a melhor opção.

Um bom curso assim pode ser ótimo para você que quer aumentar seus ganhos como profissional autônomo ou que deseja subir de carreira na empresa em que já trabalha.

Essa área é muito rentável e falarei melhor a respeito o que você precisa saber sobre esse tipo de profissionalização para conseguir maximizar sua renda mensal.

Melhores cursos de refrigeração: Minha recomendação

O curso ideal para aprender refrigeração comercial

Sobre: Esse curso é ótimo para quem quer se especializar em refrigeradores comerciais como por exemplo: câmara frigorífica, balcão frigorífico, tanque de leite e refrigeradores de supermercados.

Instrutor: É ministrado pelo Diogo Rezende, técnico em eletrotécnica pelo Senai MG, fundador da TreinatecBH e que atua como instrutor há mais de 19 anos. A sua empresa está no mercado desde 2012 fornecendo cursos técnicos voltados para a elétrica e refrigeração.

Conteúdo: O aluno tem 2 anos de acesso a mais de 102 videoaulas com suporte às dúvidas direto com o professor Diogo. Além disso, ao se matricular, você também recebe 4 bônus grátis:

  • Módulo 1: Palestra sobre Compressores Bitzer
  • Módulo 2: Montagem de Painéis Térmicos
  • Módulo 3: Palestra sobre Válvulas de Expansão Eletrônica
  • Módulo 4: Drive com mais de 900 arquivos

Qualificação e reputação:

Avaliação e depoimentos do curso de refrigeração do diogo da treinatec bh

Certificado: Técnico e válido em todo território brasileiro.

Carga horária: 60 horas

Garantia: 7 dias


O curso mais indicado sobre ar-condicionado Inverter

– Sobre: Esse treinamento online é para você que precisa aprender a como executar a instalação, manutenção e diagnóstico de ar-condicionado Inverter. Com aulas 100% online e didáticas esse treinamento é feito tanto para quem é iniciante tanto para quem já atua na área.

Instrutor: O instrutor é o Fabrício Fagundes e ele está no mercado de climatização há mais de 10 anos. Já fez diversos treinamentos renomados em busca de informações para aprimorar seus serviços e resultado disso são os +3000 clientes totalmente satisfeitos em seu portfólio.

Conteúdo: As aulas estão disponíveis em 9 módulos e totalizam em 130 vídeos com conteúdo totalmente atualizado e na versão 2021. O aluno ainda tem acesso vitalício e direito a 2 bônus extras:

  • Bônus 1: Como se credenciar em grandes fabricantes de ar-condicionado
  • Bônus 2: Manuais Daikin e Elgin com boas práticas e outros procedimentos de instalação

Qualificação e reputação:

Certificado: Profissionalizante e válido em todo território brasileiro.

Carga horária: 60 horas

Garantia: 7 dias


O curso mais completo de refrigeração e climatização residencial

Sobre: Esse curso ensina do básico ao avançado sobre ar-condicionado SPLIT e ACJ (Janela). Além disso, neste curso de refrigeração você aprende na prática as instalações feitas nas próprias casas dos clientes.

Instrutor: O professor deste curso é oLuciano Freitas, formado em eletrotécnica, mas que viu no mercado de ar-condicionado uma forma extremamente rentável de poder quitar suas dívidas e dar uma vida melhor para sua família. Ele está nesse mercado há 6 anos.

– Conteúdo: Você vai contar com +70 video aulas, PDFs, bônus, certificado, contato no grupo vip do whats e contato direto com professor para sempre que tiver dúvidas poder saná-las. Tem acesso vitalício ao conteúdo e ainda a mais 3 bônus extras:

  • Bônus 1: Manutenção de ar-condicionado inverter (+Apostila)
  • Bônus 2: Comandos elétricos para a refrigeração
  • Bônus 3: Refrigeração doméstica (geladeiras, freezer e frigobar)

Qualificação e reputação:

Depoimentos e avaliações do curso de ar-condicionado slpit e acj do luciano freitas

Certificado: Profissionalizante e válido em todo território brasileiro.

Carga horária: 60 horas

Garantia: 7 dias


Veja também:

Guia de Matrícula: Tudo que você precisa saber sobre o curso de refrigeração

Para você que ainda tem dúvida se vale ou não a pena fazer um curso de refrigeração, esse texto irá auxiliá-lo a entender como ele pode vir a ser benéfico para sua vida profissional.

Aqui suas principais dúvidas serão respondidas!

Refrigerista ainda é uma boa carreira?

A carreira de refrigerista é uma das que mais resiste no Brasil, afinal, a cada ano que passa as temperaturas vão ficando cada vez mais extremas principalmente em um país tropical como o nosso.

É impossível não notar as mudanças climáticas. Por causa disso a demanda por profissionais tanto da área da refrigeração comercial como residencial tende a aumentar cada vez mais nos próximos anos.

Para enfrentar as altas temperaturas, mais aparelhos de ar-condicionado são comprados. Apenas no Brasil, a estimativa é que existam 28 milhões deles instalados e uma tendência de crescimento anual de aproximadamente 10%.

FONTE: abrava.com.br

Aliás, todos aqueles que atuam no setor elétrico sempre terão um mercado cheio de oportunidades, pois ele é um dos poucos que continua em crescimento mesmo em épocas de dificuldades econômicas.

Assim, um bom curso de refrigeração é uma excelente opção para quem quer ter um maior conforto no mercado de trabalho e ter a garantia de que sempre conseguirá clientes que precisam do serviço de refrigeração.

Se você se pergunta sobre qual é o salário de um técnico de refrigeração, saiba que a média nacional é hoje de R$ 2.253,00.

Quais os tipos de cursos de refrigeração existem?

A área de refrigeração é bastante ampla e por isso mesmo existem diferentes tipos de cursos entre os quais você pode escolher, de modo a especializar-se em segmentos distintos.

Os cursos de refrigeração comercial e residencial são os dois tipos mais comuns existentes e já poderão lhe abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Qual o melhor curso de refrigeração para se fazer?

Uma dúvida muito comum entre a maioria das pessoas que deseja fazer um curso de refrigeração é: qual o melhor de todos?

Bom, o fato é que você poderá escolher entre um curso presencial e um curso online, sendo ambos, presencial e online, duas modalidades que equiparam-se bastante.

Existem muitas pessoas que preferem fazer um curso presencial, estando na mesma sala que o professor e tendo maior contato com a prática.

Entretanto, hoje em dia, para a maioria das pessoas, um curso online é muito mais vantajoso que um curso presencial, visto que não há a necessidade de sair de casa e deslocar-se até o local da aula.

Além disso, você poderá fazer as aulas no seu próprio tempo e vai economizar muito, sem gastar com transporte e alimentação, além de ter a possibilidade de rever as aulas e estudar o material quantas vezes achar necessário.

Atualmente, não há dúvidas de que um curso à distância é a melhor opção que você pode optar em fazer já que a maioria das pessoas aprendem melhor na prática do dia a dia, na instalação e manutenção de ar-condicionado para clientes ou para as empresas.

Assim, você não vai ter nenhuma desvantagem para quem estudou presencial, pois, no local do trabalho será possível colocar a mão na massa e aplicar o conhecimento adquirido. E, com o tempo, a experiência adquirida não terá preço.

Vale a pena fazer um curso de refrigeração à distância?

Existem vantagens e desvantagens em optar por um curso de refrigeração à distância, sobre isso não há dúvidas.

Editando Aproveitamento do espaço - GuiaEaD VantagensBotão x - ícones de interface grátis Desvantagens
  • Você vai poder assistir as aulas onde e quando quiser

  • Você poderá assistir a mesma aula quantas vezes achar necessário

  • Você vai poder fazer o curso no seu próprio tempo

  • Você vai economizar bastante com alimentação e transporte
  • Você vai precisar de um horário especial para que possa tirar suas dúvidas com seus instrutores

  • A prática será adquirida no momento da instalação e manutenção dos refrigeradores
  • Dependendo do ponto de vista do aluno, as vantagens são ótimas em se optar pela modalidade de curso online, já que as desvantagens mas são bem menores do que os benefícios.

    Quais tópicos um bom curso de refrigeração possui?

    Um bom curso de refrigeração deverá englobar todas as partes teóricas e técnicas mais importantes para garantir que o profissional será capacitado para realizar um bom trabalho.

    Alguns tópicos importantes são:

    • Fundamentos de Refrigeração e Climatização
    • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Climatização
    • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Refrigeração Industrial e Comercial
    • Refrigeração e Climatização Residencial

    Isso apenas para citar os tópicos mais essenciais e que, logicamente, não podem faltar no curso.

    Mas há outros que também se fazem muito importantes, como a gestão de pessoas, para que você possa lidar melhor com os clientes e mesmo com seus funcionários, caso abra seu próprio negócio.


    Critérios para você escolher um bom curso

    No momento de fazer a escolha de um bom curso de refrigeração residencial e comercial, há alguns critérios que precisam ser muito bem considerados.

    A seguir, veja mais sobre quais são eles!

    Pré-requisitos

    Existem alguns pré-requisitos muito importantes que garantem que você poderá fazer o curso de refrigeração.

    É o caso de pedir pelo certificado de ensino médio completo, mas não são todos os cursos que exigem isso, alguns aceitam apenas o certificado da conclusão do ensino fundamental.

    Sendo assim, verifique quais são os pré-requisitos para o curso escolhido e se você os atende, o que vai garantir que poderá fazê-lo.

    Certificado

    A maior parte das pessoas que faz um curso de refrigeração deseja trabalhar na área ou precisa especializar-se para se adaptar ao mercado e conseguir novos trabalhos.

    Dessa forma, é muito importante ter uma documentação que comprove que se possui a formação necessária para atuar naquela profissão, então é essencial que o curso emita um certificado para o aluno no final.

    Dessa forma, focê precisará verificar se o curso à distância de refrigeração residencial e comercial oferece um certificado de conclusão que seja aceito pelos empregadores, permitindo trabalhar na área.

    Suporte ao aluno

    O suporte ao aluno é mais do que essencial em um curso online, visto que você não terá um contato constante e direto com seus instrutores, como acontece nos casos das aulas presenciais.

    Assim, para tirar dúvidas é um pouco mais complicado e é aí que entra o suporte ao aluno, que deverá ser de muita qualidade para prestar uma assistência satisfatória. Essa é uma característica que os cursos de alto nível possuem.

    Metodologia de ensino

    Os cursos online possuem metodologias de ensino que são variadas, então pode ser que o ensino de um determinado curso baseie-se apenas nas apostilas e aulas gravadas, enquanto outros cursos possuem também aulas ao vivo.

    Portanto, você precisa avaliar qual é a forma de aprendizagem mais eficiente para sim e então deverá escolher um curso que tenha como base essa metodologia específica.


    Considerações finais

    A profissão de refrigerista é sempre requisitada e o mercado de trabalho costuma estar bastante aquecido, não faltando vagas de emprego.

    Então, um bom curso de refrigeração residencial e comercial poderá abrir muitas portas para você, e, nada melhor do que se matricular em um curso online dessa lista dos 3 melhores e aprender com profissionais experientes que já estão no mercado há anos!

    A refrigeração já passou de ser um conforto para ser uma necessidade.

    Quem enxerga tal oportunidade hoje certamente não ficará desempregado ou mesmo ficar sem clientes futuramente, já que a demanda por esse serviço só tende a crescer.

    Flávio Babos
    Estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flávio passa seu tempo empreendendo e estudando sobre eletrônica e tecnologia no geral. Já desenvolveu diversos projetos com Arduino e recentemente atuou na Empresa Júnior do seu curso gerenciando equipes de engenharia no setor de vendas e de projetos.

    Display LCD Com Arduino Uno: Como Controlar?

    Previous article

    Sensor Ultrassônico com Arduino: Como Controlar?

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    More in Elétrica