0

A robótica educacional é um tema que tem tomado grandes proporções e se tornado cada vez mais importante em todo o mundo, não sendo diferente aqui no Brasil.

A principal questão a respeito do assunto é que ainda há muitos gestores de escolas que não fazem ideia do que ele é, muito menos a importância que possui.

O objetivo desse artigo, portanto, é mostrar o que é, para que serve e como implantar a robótica educacional na sua escola, de maneira eficaz.

Leia o artigo até o final para ficar por dentro das vantagens dessa tecnologia!

O que você precisa saber sobre robótica educacional

Crianca apertando parafusos de um braco robotico

Antes de mostrar como aplicar a robótica educacional em sua escola, é muito importante entender os pontos mais importantes sobre o assunto, incluindo o que ele significa.

Aqui neste tópico, você vai saber o que é a robótica educacional, qual é o objetivo dela e como a mesma funciona.

O que é robótica educacional?

A robótica educacional trata-se de um método de aprendizagem que tem como foco principal a realização da pesquisa, da descoberta e da construção de máquinas, que é o resultado de todos os conhecimentos adquiridos.

Esse método depende da utilização tanto de kits de montagem já prontos, como também da transformação de materiais específicos, como aqueles que são recicláveis, para que se possa montar as peças dos projetos de robótica.

Além da própria montagem em si dos projetos, é importante que a construção termine com a produção de um robô que possa vir a receber os comandos e executar as tarefas que foram determinadas.

Criancas trabalhando em conjunto em projeto de robo

O processo de planejar e de construir o robô permite que os estudantes possam vir a compreender qual é o papel que cada parte da máquina criada possui, assim como a importância delas na sociedade.

Inclusive, saiba mais sobre qual o papel que a robótica desempenha em nosso meio e entenda melhor essa tecnologia de forma geral neste artigo: Robótica – Definição, Aplicações e Fatos.

Quais são os objetivos da robótica educacional?

O objetivo principal da robótica educacional, que é uma forma de aprendizado ativa, é ajudar a desenvolver nos alunos uma maior pró-atividade, de modo que eles possam ser responsáveis pelo próprio aprendizado.

Com essa forma de encarar as coisas, esses alunos podem então ter uma nova postura que os permite serem protagonistas de suas próprias vidas e da construção dos conhecimentos que possuem.

Mao robotica com holograma de um cerebro

Além disso, ainda é possível citar outros objetivos do uso da robótica educacional, como os seguintes:

  • Tornar mais fácil o aprendizado de matérias da área de exatas, como a matemática e a física
  • Ajudar no aumento do interesse dos alunos pelos assuntos relacionados com ciência e tecnológica
  • Fazer com que as aulas se tornem mais dinâmicas, interessantes e divertidas para os alunos
  • Tornar a grade curricular da escola muito mais ampla e rica, com uma disciplina focada no aprendizado da tecnologia
  • Aumentar a interação entre os professores e os alunos
  • Aumentar a interação entre os alunos que possuam perfis distintos, de modo que eles possam cooperar em um mesmo grupo
  • Ajudar no desenvolvimento de um espírito mais crítico
  • Ajudar os alunos a desenvolverem a capacidade de solucionar problemas usando ferramentas diferentes
  • Ajudar na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, principalmente dentro da área da tecnologia

Como funciona a robótica educacional?

Uma das maiores dúvidas que os gestores possuem a respeito da robótica educacional é sobre como ela funciona.

A verdade é que não há uma única resposta para esse questionamento, considerando que a dinâmica desse tipo de ensino varia muito, de acordo com cada instituição.

Dessa forma, é possível afirmar que a robótica educacional adapta-se ao propósito que cada instituição de ensino possui.

Assim, nada mais normal do que a necessidade de ser realizado um planejamento, para que se estabeleça quais são os objetivos a serem alcançados pelo uso desse método.

Criancas se divertindo em aula de robotica

Depois que isso é feito, torna-se necessário que os professores sejam treinados, para que eles possam aplicar o método de aprendizado da forma certa e conseguir estimular o aluno na construção dos projetos na robótica.

Os princípios do método da robótica educacional podem então ser levados até as salas de aula e também aos laboratórios, fazendo a imersão dos estudantes no aprendizado dessa nova disciplina.

O importante é que o professor tenha o preparo necessário para atuar não só como tutor, mas também sendo um intermediador entre a nova disciplina e os alunos.

Fica a cargo dele apresentar o conhecimento aos alunos e tirar as dúvidas que eles possuem, mas sem interferir de forma direta no trabalho deles.

Áreas de estudo da robótica educacional

Robos humanoides em cima de mesa

Existem diversas áreas de estudo que estão relacionadas com a robótica educacional e é muito importante saber mais sobre cada uma delas.

A seguir, o foco será mostrar quais são essas áreas!

Área da eletrônica

A área da eletrônica é uma das que está mais relacionada com a robótica educacional, que é também uma das que geram maior interesse na maioria das pessoas.

Quem quiser se aprofundar na área vai aprender mais sobre os circuitos que são formados tanto pelos componentes eletrônicos quanto elétricos.

Esses componentes são responsáveis pelo armazenamento, transmissão e processamento das informações.

Quem deseja trabalhar com essa área, pode ganhar dinheiro com o conserto de aparelhos eletrônicos e dos eletrodomésticos, por exemplo.

Por outro lado, há aquelas pessoas que querem aprender por puro hobby a respeito da eletrônica, colocando em prática projetos que sempre idealizaram.

Seja como for, uma dica para você que se interessa pelo tema e deseja se aprofundar é acessar o artigo onde falo dos 2 principais cursos de eletrônica para se fazer, um grátis e outro pago.

Área da programação

Uma outra área relacionada diretamente com a robótica educacional é a área da programação, e ela é muito importante para que possa colocar em prática projetos de robôs que cumpram tarefas determinadas.

O Arduino é uma placa muito usada nos projetos de robótica, bem como de programação nas escolas, por isso deve ser conhecida de gestores e professores.

O artigo O que é Arduino é uma ótima indicação para que todos em sua escola possam saber mais sobre esse importante componente na programação e idealização de projetos.

Vantagens da escola que adota a robótica educacional

Aluno de robotica montando robo na sala de aula

Quando se fala sobre a adoção da robótica educacional na escola, nada mais comum do que os gestores perguntarem-se a respeito de quais são as vantagens que irão ser observadas nos alunos.

Afinal, é essencial saber quais são os ganhos que os estudantes terão com esse tipo de conhecimento que será ensinado a eles.

Veja, a seguir, uma lista com as vantagens principais que vão ser proporcionadas aos alunos que aprendem a respeito da robótica educacional:

  • Raciocínio lógico mais bem desenvolvido: o raciocínio lógico é bastante estimulado dentro dessa área, ao longo de todo o processo de desenvolvimento de um novo projeto. Os alunos vão ter essa habilidade estimulada durante a criação, a programação e na resolução de problemas de cada projeto
  • Estímulo ao trabalho em equipe: dentro da área da robótica educacional, os estudantes são sempre divididos por grupos, de modo que todos possam desenvolver um projeto. Assim, é necessário que haja um bom trabalho em equipe, com a troca de ideias entre todos os membros, com a divisão de tarefas e de responsabilidades, o que ajuda a estimular a todos
  • Estímulo à criatividade: o desenvolvimento de uma máquina ou robô é algo que gera bastante curiosidade e, logo, faz com que a criatividade das pessoas seja explorada. Em um projeto na área, todo aluno aprende a investigar, a elaborar hipóteses e a colocar em prática muitos testes. Além disso, ele ainda necessita imaginar o que o robô vai poder fazer e como vai ser possível chegar naquele ponto, o que ajuda a desenvolver a criatividade
  • Coloca em prática a interdisciplinaridade: para que um aluno possa vir a desenvolver um projeto de uma máquina ou um robô, nada mais normal do que ele precisar do conhecimento das mais diversas áreas, indo muito além da física e da matemática, que são a base de tudo. Arquitetura, inglês e eletrônica são outras áreas que precisam ser efetivadas, por isso mesmo é que a interdisciplinaridade é estudada na prática
  • Ajuda a incentivar o protagonismo estudantil: com a robótica, é possível que os alunos deixem de ser meros espectadores para assumir o protagonismo estudantil em seu próprio aprendizado. Ele passa a participar ativamente do conteúdo ensinado e do que é colocado em prática, o que irá ser positivo quando se pensa no todo, ou seja, no conjunto de todas as outras disciplinas

Para ser possível entender como a robótica educacional ajuda a desenvolver a criatividade, a inovação e o raciocínio lógico no aluno, aqui vai um exemplo de um projeto de robótica que desenvolvi e postei aqui no blog: Braço Robótico – Como Projetar um do Zero.

Novo Braço Robótico Arduino

Como implantar a robótica educacional e se diferenciar da concorrência

Uma das maiores dúvidas que os gestores possuem diz respeito a como implantar a robótica educacional em suas escolas, de modo a conseguir diferenciar-se da concorrência.

A implantação na sua escola poderá ser bem mais simples do que você imagina, e saber como fazer isso é essencial para garantir o alcance de resultados que sejam realmente eficazes.

Pequenos robos criados para ensino de robotica

Há alguns recursos e ações que são essenciais para que a escola possa vir a implantar a robótica educacional da maneira certa, como:

  • A capacitação dos professores que serão responsáveis por ensinar aos alunos o conhecimento teórico e prático da robótica
  • O material que vai ser usado pelos educadores e alunos nas aulas práticas, como é o caso dos componentes mecânicos e os eletroeletrônicos
  • O espaço para que seja montada a oficina de robótica, onde as aulas serão ministradas aos alunos e onde eles poderão desenvolver seus projetos
  • Os conteúdos didáticos voltados para os professores e para os seus alunos

Um outro ponto que é muito importante na implantação da robótica educacional na sua escola é a escolha de um fornecedor que ajude a proporcionar um material de qualidade e que tenha flexibilidade.

Isso interfere muito mais do que se imagina para que a escola alcance o potencial completo de ensino da robótica para seus alunos.

É preciso que a escola observe e planeje o conteúdo que vai ser aplicado para os alunos, de modo que possa então fazer a escola do fornecedor com um material que atenda a tudo o que ela precisa e que seja bastante diversificado.

A escola precisa ter em mente que a tecnologia nunca pode vir a ser trabalhada de maneira totalmente isolada, sendo importante que ela contribua para que os alunos possam desenvolver os conceitos que estudam em outras disciplinas.

Assim, a implantação da robótica educacional na sua escola precisa ser feita visando o estímulo da multidisciplinaridade, através dos conteúdos usados nas aulas dessa área, durante o projeto e a construção das máquinas.

Por último, a escola deve ter a certeza de que o fornecedor escolhido vai oferecer os melhores e mais adequados materiais para cada faixa etária/série, considerando os conteúdos que cada estudante irá aprender.

É preciso que haja um alinhamento correto entre a tecnologia e o que se apresenta em sala para os alunos, de modo que os projetos que vão ser desenvolvidos sejam feitos da forma certa.

Conclusão

Braco robotico industrial e tela projetada na frente

Como você pôde ver aqui, a robótica educacional é extremamente importante para os estudantes e é por isso que as escolas precisam estar atentas para não deixarem de implantar esse conhecimento para seus alunos.

Neste texto, você pôde ver o que significa o conceito de robótica na escola, para que ela serve e ainda quais são os objetivos que essa área pode ajudar os estudantes a alcançarem.

Além disso, ainda foram mostradas as vantagens da robótica para os alunos, que vão desde aprender a trabalhar em equipe até o desenvolvimento do protagonismo infantil, essencial para todo o processo de aprendizado escolar.

A ideia para que você possa aprender mais sobre robótica e proporcionar a capacitação dos professores da sua escola e o conhecimento dos alunos é buscar por um ótimo curso de robótica online na área.

Gostou do artigo de hoje sobre robótica educacional? Me deixe saber nos comentários!!

Flávio Babos
Estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flávio passa seu tempo empreendendo e estudando sobre eletrônica e tecnologia no geral. Já desenvolveu diversos projetos com Arduino e recentemente atuou na Empresa Júnior do seu curso gerenciando equipes de engenharia no setor de vendas e de projetos.

Técnico em Eletrônica: onde trabalhar e melhores cursos [Guia Completo]

Previous article

Diodo: Função, Aplicação e 10 tipos principais (Guia Completo)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Robótica