Introdução
Se você conhece um pouco da área de elétrica, você muito provavelmente deve ter ouvido falar sobre multímetro. Esta é um equipamento que está entre as 10 ferramentas indispensáveis para um profissional da área da elétrica.
Se você quiser saber todas as funções e quais os melhores multímetros para adquirir, acompanhe nosso artigo e nós mostraremos com detalhes cada aspecto deste equipamento e te ajudaremos a utilizar e adquirir o melhor multímetro.
O que é um multímetro e para que serve?
Um multímetro é um instrumento de medição elétrica que combina uma série de medidores em um único dispositivo, ele é uma ferramenta muito útil para os profissionais da área da eletrônica e da elétrica, pois permite identificar problemas em circuitos e sistemas elétricos.
O multímetro é utilizado para medir várias grandezas, como corrente, tensão, resistência, capacitância e também continuidade entre dois pontos.
Alguns modelos de multímetros mais modernos, possuem além dessa gama de grandezas e um display semelhante ao de um osciloscópio, onde você pode verificar os formatos da onda medida.
Tipos de multímetro
Existem basicamente três tipos deste equipamento: multímetros digitais, multímetros analógicos e multímetros automotivos.
Vamos abordar cada um deles a seguir:
Multímetro digital
Estes são os tipos mais comuns de multímetros e são amplamente utilizados devido à sua facilidade de uso e precisão. Eles possuem uma tela digital que exibe os resultados da medição em números.
Multímetro analógico
Este tipo de multímetro tem uma agulha que se move sobre uma escala graduada para indicar a leitura da medição. Embora sejam menos precisos do que os multímetros digitais, eles ainda são uma boa opção para usuários que precisam de uma medição rápida e visual.
Multímetros automotivos
Estes são multímetros especializados para aplicações automotivas, como a verificação da bateria, alternador e sistema elétrico do veículo.
A principal diferença entre este modelo e o digital é que além de medir as grandezas básicas, eles realizam também medições específicas como: rotação do motor, ângulo DWELL, pulso em milissegundos, frequência, temperatura, entre outros.
Principais aplicações de multímetros
Aqui estão algumas das principais aplicações de multímetros:
- Verificação de tensão AC e DC:
Após a finalização de um projeto elétrico criado no AutoCAD, o profissional eletricista tem a necessidade de verificar os níveis de tensão dos pontos instalados, onde estes utilizam um multímetro para fazer esta checagem, como por exemplo em tomadas residenciais ou painéis industriais.
A mesma ideia se aplica para profissionais no ramo da instalação e manutenção de ar-condicionado, eles precisam verificar com o multímetro a tensão que alimentará o equipamento antes de realizar a instalação.
- Verificação de fusíveis:
O multímetro pode ser usado para verificar se um fusível está aberto ou fechado através da medição de continuidade, o que pode ajudar a identificar problemas com o sistema elétrico.
- Verificação de baterias:
Neste caso também podemos utilizar o multímetro para verificar a integridade de baterias, incluindo baterias de carros, motos e equipamentos elétricos. É possível verificar a voltagem da bateria para determinar se a ela está carregada ou descarregada.
- Verificação de resistência:
Na eletrônica, outra grande aplicação é a medição de resistência de componentes elétricos, o que é útil na identificação de problemas com interruptores, conectores e outros componentes.
- Verificação de continuidade:
O multímetro também pode ser usado para verificar se há continuidade entre dois pontos em um circuito, o que é útil para conferir se existe ou não rompimento de trilhas, cabos, fios elétricos e fusíveis.
Como escolher um multímetro para sua aplicação?
A escolha de um multímetro nem sempre é uma tarefa simples. Existem uma infinidade de modelos que variam entre preço, tamanho e especificações.
Para te ajudar a escolher qual multímetro você deve comprar, abordaremos uma sequência de pontos a observar na hora de adquirir este equipamento.
- Grandezas de medição
A primeira característica importante a observar é se o multímetro que você está escolhendo possui a grandeza que você vai precisar medir. Muitas vezes além de tensão e corrente, o profissional necessita da medição de capacitores, leitura de temperatura ou até condução de diodos, por exemplo.
- Precisão
Outro importante aspecto a se verificar é a precisão que o multímetro pode apresentar, às vezes seu projeto necessita de uma precisão de 3 a 4 casas decimais, enquanto os equipamentos mais simples apresentam entre 1 a 2 casas decimais.
- Alicate amperímetro
Quando se atua principalmente no campo da eletricidade industrial, o equipamento possuir esse recurso facilita e muito a vida do profissional que pode medir corrente elétrica sem a necessidade de inserir o instrumento em série com o circuito.
- Backlight
Um instrumento com backlight é indicado a pessoas que utilizam esse instrumento em ambientes com baixa luminosidade. Esse recurso pode fazer toda a diferença para este profissional.
- Buzzer
Esse recurso é bastante utilizado para medir continuidade, porém em alguns multímetros mais simples não temos essa funcionalidade. Além de auxiliar a medir continuidade, alguns equipamentos mais inteligentes também podem alertar em caso de escala e variável errada.
- Auto-seleção de escala e grandeza
Apesar de ser um funcionalidade mais tecnológica, a seleção automática de escala impede diretamente a medição errônea no valor da grandeza medida, evitando danos ao equipamento
- Marca
A marca do instrumento também é um fator importante a se considerar na hora de se adquirir um multímetro. Existem marcas desconhecidas com valores menores, porém sempre vale a pena investir em alguma marca que seja reconhecida no mercado de instrumentos, como Hikari, Minipa, ou Fluke.
- Ponteiras
Às vezes esse acessório do multímetro acaba passando despercebido, porém a qualidade das ponteiras que acompanham o multímetro interferem diretamente no resultado da medição, além de possuírem diferentes durabilidades.
- Preço
Mesmo que tenhamos comentado sobre vários aspectos que podem influenciar na decisão da compra de um multímetro, ao fim, o fator mais importante na maioria dos casos é o preço do instrumento.
Portanto, na hora de adquirir seu equipamento, mesmo o preço tendo sua relevância na decisão, considere todos os tópicos que analisamos em sua escolha.
Qual melhor multímetros comprar?
Agora que já sabemos as principais características de um multímetro, vamos apresentar 3 modelos deste equipamento divididos entre um modelo básico, intermediário e um modelo avançado.
Multímetro Básico
Esta recomendação de multímetro básico é válida para aqueles que utilizam o multímetro em casos eventuais, para a verificação da tensão de uma tomada, valor de corrente de um equipamento, valores de resistência e continuidade de trilhas, por exemplo.
Este é um dos modelos mais comuns e mais em conta na questão financeira, porém conta com quase todos os parâmetros que se utilizam de forma pontual.
Multímetro Intermediário
Para profissionais que podem investir um pouco mais e precisam de um equipamento mais robusto, mais preciso e com mais opções de medição esta recomendação é feita para você.
Este multímetro intermediário além das medições que o multímetro básico realiza, também é capaz de fixar os valores de medição na tela e possui backlight para uso em lugares com baixa luminosidade e também possui uma case de proteção.
Multímetro Avançado
Para fechar esta lista, temos um modelo que possui tecnologia de ponta e segurança. Este multímetro avançado, diferente dos modelos anteriores, possui o reconhecimento automático da medição a ser realizada, bastando apenas conectar as ponteiras de medição no ponto a se medir e pronto.
Além dessa funcionalidade o multímetro conta com uma case robusta, backlight, medição de temperatura e lanterna em sua traseira, realmente um ótimo custo- benefício.
Considerações Finais
Como vimos, o multímetro hoje é uma ferramenta indispensável para os profissionais da área elétrica, tanto industrial, como residencial. Com ela é possível medir variáveis importantes e também detectar problemas de forma direta e facilitada.
A decisão de compra de um multímetro nem sempre é simples, existem muitas variáveis e modelos disponíveis no mercado para selecionar apenas um e decidir em qual modelo investir.
Este artigo apresentou a fundo as variáveis que podem e que vão afetar o seu uso do multímetro no dia a dia. Espero ter auxiliado você a qual modelo adquirir e também quais aspectos são importantes na hora de selecionar o seu multímetro.
Obrigado por acompanhar o artigo até o final e espero encontrar vocês em mais outros artigos do nosso portal.