0

Conhecer mais sobre a partida direta é algo de extrema importância pois é uma das maneiras mais usadas para dar partida em um motor.

Neste texto, você vai poder conhecer mais sobre essa forma de ligar ou de dar partida em um motor, as características e as vantagens que ela possui, e quando fazer uso dela.

Você sabe como funciona a partida direta de um motor? Sabe quais são os cuidados a serem tomados com essa forma de ligar um motor?

Então, para saber o que seve e como funciona a partida direta de motores, não deixe de acompanhar esse texto até o final.

O que é uma partida direta?

Botoeira usada em comandos elétricos para dar uma partida direta em motor elétrico

A partida direta de um motor trifásico é quando há o acionamento do motor de corrente alternada de forma direta na rede elétrica, de forma que todas as bobinas são ligadas simultaneamente.

No processo de partida direta, as bobinas do motor então ligam no momento em que há o acionamento de forma direta da fonte da corrente alternada, seja por meio de uma chave ou de uma contatora.

Essa forma de dar partida em um motor trifásico é bastante simples de ser feita, precisando apenas de alguns componentes e do próprio motor.

Como funciona a partida direta de motores?

A partida direta de motor trifásico é quando a chave é ligada diretamente ao motor, com a carga acelerando-se rapidamente, ao mesmo tempo em que são fornecidos os conjugados e a corrente de parte é plena.

Esta forma de partida de motor acaba gerando picos de corrente na rede, o que significa que quando é dada a partida no motor ele necessita ter uma quantidade de energia alta para conseguir superar a inércia de início.

Isso acaba aumentando o consumo da energia, o que pode levar a problemas na rede elétrica, como é o caso da sobrecarga que ocorre no sistema.

Para que seja feita a implementação dessa partida de motor, é preciso que haja um sobredimensionamento do sistema de proteção.

Com isso, vai ficar mais fácil realizar a partida de motores e irá haver uma segurança muito maior no sistema como um todo.

Características da partida direta de motores

Motor trifásico de uma máquina velha que está ligado a ela através de uma correia

A partida direta possui diversas características que precisam ser conhecidas por quem vai utilizá-la, como:

  • A corrente de partida pode ser até 8 vezes maior do que a corrente nominal
  • Conjugado nominal no momento da partida
  • É preciso alguns dispositivos de acionamentos que sejam mais robustos
  • O custo para manutenção é mais elevado

Vantagens da partida direta de motores

Existem muitas vantagens na partida direta de motores trifásicos, como é o caso da potência e da economia que se obtém, além da facilidade para fazer a implementação desse tipo de partida de motor.

A manutenção, por mais que tenha um custo elevado, é fácil de fazer após a instalação do procedimento por completo.

Em comparação com os resultados obtidos pelo motor trifásico e com a implementação durando muitos anos, o custo benefício é excelente.

Além disso, essa é uma forma de dar partida no motor muito indicada para pessoas que precisam de um aumento na capacidade de potência do motor, de modo que seja possível elevar ao máximo o desempenho dele.

Indica-se que o técnico ou o eletricista, que for fazer a implementação da partida de motores trifásicos, tenha uma formação sólida através de um bom curso de comandos elétricos ou da área da elétrica residencial.

Outros tipos de partida para acionamento de motores trifásicos

Além da partida direta de motor trifásico, existem outras formas de acioná-los e você vai ver a seguir quais são elas:

  • Partida indireta
  • Partida estrela triângulo
  • Partida eletrônica compacta
  • Partida eletrônica suave ou partida soft starter
  • Partidas Eletrônicas com controle de torque e de velocidade

Quando usar esse tipo de partida?

Uma dúvida comum a respeito da partida direta de motores é sobre quando ela deverá ser utilizada, o que costuma causar muitas dúvidas.

Considerando as características e as vantagens desse tipo de partida, ela é indicada para quando se deseja conseguir um desempenho máximo de um motor assim que a partida é dada.

Isso porque é possível aproveitar o torque de partida para alcançar esse máximo desempenho, mas a depender de qual é a situação a recomendação pode ser a aplicação de uma partida indireta.

A partida direta deve ser utilizada sempre quando os motores possuem baixa potência, que seja menor do que 7,5 cv.

Veja abaixo um exemplo de diagrama feito no simulador CADe SIMU (clique aqui para baixar o CADe SIMU) que representa uma partida direta e sinalização simples:

Diagrama elétrico feito no simulador CADe SIMU e simbolizando a partida direta em um motor elétrico trifásico

Cuidados a serem tomados

É muito importante tomar cuidados no momento de realizar a aplicação direta, sendo um deles o fato de que não deverá existir a variação de velocidade, com o RPM devendo estar sempre fixo.

Esses cuidados estão relacionados também com as restrições a serem tomadas em relação ao uso deste tipo de partida de motor trifásico.

As principais restrições para uso da partida direta são:

  • Ela pode ser feita somente nos motores que tenham potência abaixo de 7,5 cv
  • Os motores deverão dar partida sem ter carga, o que significa que eles deverão estar vazios e, após alcançar a rotação nominal, é que a carga deverá então ser aplicada
  • As instalações elétricas bem como os sistemas de comandos elétricos deverão ter a capacidade para conduzir a corrente de pico de um motor trifásico, algo que acontece por um período de tempo curto, e então conseguir suportar essa corrente nominal do motor

Com tudo isso, fica claro quais são os cuidados gerais que o profissional deverá ter com a partida direta de motores, o que vai ajudar a evitar muitos acidentes.

Independente do fechamento do motor trifásico, você precisa ter em mente que nunca deve haver mais de 220v em cada bobina.

Então, sempre faça o cálculo de tensão por bobina de acordo com a tensão de linha.

Você já fez alguma partida direta em motores?

Técnico eletricista no chão de fábrica com o devido EPI executando uma partida direta através de um painel azul

Como você viu, a partida direta de motores é muito importante e os eletricistas que trabalham com essa área precisam conhecer bem como ela funciona e as situações para as quais ela é indicada.

Neste texto, você pôde conhecer mais sobre esse tipo de partida de motor trifásico, as características principais que ela possui e as vantagens que traz em comparação a outras opções de partida.

Além disso, foi possível também ver os cuidados que precisam ser tomados e as restrições para o uso dessa forma de partida de motor, de modo a fazer com que seu uso seja realmente seguro.

Gostou do artigo de hoje sobre como funciona e para que serve a partida direta de motores? Me deixe saber nos comentários!

Flávio Babos
Estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flávio passa seu tempo empreendendo e estudando sobre eletrônica e tecnologia no geral. Já desenvolveu diversos projetos com Arduino e recentemente atuou na Empresa Júnior do seu curso gerenciando equipes de engenharia no setor de vendas e de projetos.

Tutorial Básico de Como Fazer Instalação de Ar Condicionado

Previous article

Guia dos 7 Passos Para Fazer Manutenção de Ar Condicionado

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Elétrica