0

A instalação de ar condicionado trata-se de uma tarefa que exige o trabalho de um técnico autorizado e especializado para realizar o serviço.

Afinal, não só é necessário conhecer o funcionamento de cada peça, mas também a forma como cada um dos itens do aparelho deve estar posicionado para que o mesmo possa funcionar.

Além disso, é preciso também bastante cuidado com a parte elétrica daquele ambiente onde esse aparelho vai ser instalado, fora outros pontos obrigatórios que vão garantir uma instalação de qualidade.

Portanto, o objetivo desse artigo é mostrar um tutorial básico de como fazer a instalação de ar condicionado, abordando os cuidados, custos e os passos a serem seguidos para um serviço de qualidade.

Tudo isso vai ajudar a fidelizar os clientes e a fazer o nome do profissional crescer mais no mercado.

Acompanhe!

Cuidados necessários antes da instalação do ar condicionado

Ar condicionado sendo parafusado na parede

Existem diversos cuidados que devem ser tomados por qualquer profissional que irá realizar a instalação de um ar condicionado.

Isso vai evitar possíveis acidentes, bem como um resultado que não seja eficaz para o cliente, o que pode trazer muitas reclamações e acabar sujando o nome frente à clientela.

É o caso, por exemplo, de saber se a fiação elétrica daquele local realmente é ideal para instalar um ar condicionado ou se o modelo é mesmo o melhor para aquele ambiente específico.

Os primeiros cuidados dizem respeito ao uso dos tubos adequados, pois eles devem sempre ser de alumínio ou de cobre, já que esses são materiais que suportam muito bem a carga térmica do ar condicionado.

Por outro lado, em termos de tubo para o processo de drenagem da água do aparelho, o mais recomendado é utilizar tubos de PVC que sejam acoplados à rede de abastecimento da residência.

A fiação elétrica é um outro cuidado muito importante a ser tomado ao fazer a instalação de ar condicionado, sendo essencial contar com uma estrutura adequada e que consiga suportar a instalação do aparelho.

Essa fiação deverá ter um disjuntor que seja específico para cada um dos aparelhos de ar condicionado na residência (se houver mais de um), de modo a evitar que haja riscos de sobrecarga elétrica.

O local onde o ar condicionado será instalado precisa ser escolhido com muito cuidado, pois é preciso que ele não venha a prejudicar qualquer instalação elétrica ou as tubulações de esgoto e de água.

Além disso, outro ponto importante é que o local onde o aparelho será instalado não deve estar exposto ao sol com uma grande frequência.

Com todos os cuidados principais descritos, é hora de ir para os passos da instalação do ar condicionado.

Como é feita a instalação de ar condicionado?

Mulher de rosa observando o técnico de macacao azul realizar a instalação de um ar condicionado em sua casa

Antes de qualquer coisa, é preciso ressaltar a necessidade de ter um técnico autorizado para se fazer a instalação do ar condicionado e é importante que ele tenha feito um bom curso de refrigeração.

Afinal, isso irá ajudar o profissional a ter uma maior qualificação para fazer esse serviço, alcançado um resultado mais seguro e de maior qualidade.

A instalação de um ar condicionado Split exige também uma mão de obra que seja mais especializada pelo fato de ter duas unidades que são instaladas de forma suspensa na parede.

Dessa forma, se uma pessoa sem uma capacitação adequada resolver fazer o serviço de instalação, o equipamento poderá dar problema no futuro ou até mesmo gerar grandes riscos de acidentes.

Dito isso, vamos à explicação do passo a passo básico.

A primeira coisa que deverá ser feita, após a leitura das instruções do manual do ar condicionado, é claro, é instalar a unidade interna do aparelho, fazendo a escolha de uma parede interna para isso.

É preciso deixar claro que essa parede não deve ter nenhuma obstrução, o entorno de onde será instalado o ar condicionado deverá ter 15 centímetros de espaço livre e estar distante no mínimo 30 cm do teto.

Após isso, é preciso então fixar uma placa de montagem nesta parede interior que foi escolhida, garantindo que ela vai estar nivelada corretamente nos dois sentidos.

Deve-se então fazer um buraco na parede interna, que é por onde irá passar a tubulação que vai ser necessária, sendo que o melhor local para isso é a abertura do suporte da montagem.

Você precisará considerar a distância que o tubo vai percorrer até alcançar a unidade exterior e também o seu cumprimento, podendo variar de 1 a 15 metros.

O furo a ser feito na parede para a passagem da tubulação deverá ter, aproximadamente, um diâmetro de 7,5 centímetros e uma inclinação para baixo, com direção ao exterior para garantir a drenagem correta.

É essencial também fazer a verificação de todas as conexões elétricas do projeto elétrico e do diagrama unifilar da casa, para que possa ser certificado que esteja totalmente de acordo com o que é indicado no ar condicionado.

Para que seja feita a ligação dos tubos das unidades, passa-se primeiramente a tubulação do aparelho pelo buraco que foi feito na parede, usando um tubo de PVC com cerca de 6 milímetros.

Depois de inserir o tubo na parede, você deve prender os tubos de cobre, o tubo de drenagem e os cabos de alimentação usando fita isolante, e então colocar o tubo para drenagem no fundo, garantindo o fluxo de água livre para ele.

O tubo deverá ser fixado então na unidade interna do ar condicionado, com uso de duas chaves, em direções opostas, o que irá ajudar a apertar essa conexão.

Você deverá juntar o tubo da drenagem com base da unidade interna do aparelho, passando todos os tubos e os cabos pelo furo que foi feito na parede.

É importante verificar sempre se o tubo de drenagem realmente escorre para um local que seja apropriado.

Por último, prenda então a unidade interna do ar condicionado à placa de montagem que foi fixada na parede.

Após toda a instalação, o profissional precisa verificar se o aparelho está funcionando corretamente, principalmente o termostato, importante para que ele possa cumprir a função de resfriar o ambiente.

Quanto custa a instalação de ar condicionado?

Notas de 20 reais simbolizando quanto custa a instalação de um ar condicionado

A instalação de ar condicionado, quanto aos custos, irá variar bastante, dependendo de fatores como tipo de aparelho, quantidade de equipamentos a serem instalados e até mesmo o estado e a cidade onde o cliente se encontra.

Normalmente o valor de instalação de um ar condicionado de 9.000 e 12.000 BTUs é de R$ 500. Já um equipamento que possui potência acima de 12.000 BTUs, o valor da instalação chega ser mais que R$ 1000.

Além disso, algumas empresas já enviam os profissionais com seus próprios materiais para fazer a instalação, o que pode deixar o serviço mais caro, mas que no final acaba sendo mais cômodo e sem muita dor de cabeça para o cliente.

As ferramentas para eletricista podem ser necessárias em alguns casos, como necessidade de metragem adicional da tubulação linear, por exemplo.

Onde comprar ar condicionado e instalação?

Ar condicionado split branco e ao fundo notas de cem reais

Você sabe onde fazer a compra de um ar condicionado?

O melhor local para isso é na Amazon, não há dúvidas, já que é possível encontrar os mais diversos modelos, tamanhos e preços diferentes.

Vai ser muito mais fácil comprar um aparelho que adeque-se ao que cada pessoa necessita ao fazer a aquisição em um dos maiores e-commerces do mundo.

Por outro, a compra da instalação do ar condicionado pode ser feita na empresa Leveros, que traz maior agilidade e praticidade para a realização desse serviço.

O atendimento é customizável de acordo com as necessidades do cliente e garantindo a ele a melhor experiência para realizar o serviço.

Entre as vantagens de optar pela instalação Leveros estão:

  • Não há o risco do cliente perder a garantia do seu aparelho
  • Maior segurança no serviço e pontualidade
  • Pagamento facilitado para o cliente
  • A garantia do serviço é de 6 meses
  • A empresa tem abrangência nacional, ou seja, atende em qualquer lugar do país
  • Após a aprovação do pagamento, o serviço é agendado em até 3 dias úteis

Para você saber mais sobre a Leveros e a compra do serviço de instalação de ar condicionado, acesse o site da empresa: https://www.leveros.com.br/servicos/instalacao-ar-condicionado.

Você já instalou ou já contratou algum serviço de instalação de ar-condicionado?

Como você viu, é muito importante compreender como fazer a instalação de ar condicionado, ainda mais para quem atua na área ou está começando, de modo que seja possível realizar um serviço de maior qualidade.

O técnico responsável pela instalação não pode se esquecer do ferramental básico para executar o serviço com excelência. Portanto, algumas ferramentas se tornam cruciais no momento da instalação, como:

  • Material de tubulação feita de cobre com 5 metros
  • Mangueira cristal de escoamento do líquido condensado pela evaporadora (a mangueira faz a interligação com o ponto de drenagem e pode ter até 3 metros)
  • Material para isolamento térmico da tubulação e também fiação em cabo do tipo PP
  • Complemento de carga de gás (caso seja necessário, exceto naqueles casos de acoplamento)

Sendo assim, neste texto, você pôde ver mais sobre os passos principais para instalação desse aparelho, além de outras informações cruciais, tais como quanto custa para instalar um ar condicionado e onde comprar um aparelho de qualidade.

Você que atua na área ou quer se especializar nessa área deve procurar por um bom curso de refrigeração, para assim ter a qualificação correta para esse serviço.

Gostou do artigo de hoje sobre o tutorial básico de como fazer instalação de ar condicionado? Me deixe saber nos comentários!

Flávio Babos
Estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flávio passa seu tempo empreendendo e estudando sobre eletrônica e tecnologia no geral. Já desenvolveu diversos projetos com Arduino e recentemente atuou na Empresa Júnior do seu curso gerenciando equipes de engenharia no setor de vendas e de projetos.

Indutor: Entenda Sua Definição, Aplicação e Principais Tipos

Previous article

Partida Direta de Motores: Para que serve e como funciona?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Elétrica