Os 5 Melhores Ar Condicionado Portátil de 2023 [Definitivo]

Flávio Babos
Escrito por Flávio Babos
Atualizado em:

Por mais eficiente que seja, nem sempre vale a pena comprar ar-condicionado de parede. Especialmente, pela dificuldade para instalar e mover de lugar. Sendo uma ótima alternativa, adquirir um dos melhores ar-condicionado portátil.

Trata-se da forma mais simples e rápida de ter ar refrigerado na sua casa, deixando o ambiente na temperatura ideal. Isso porque, não precisa ser instalado na parede para funcionar.

Além disso, é um aparelho bastante versátil, pois você pode transportá-lo para quantos cômodos quiser sem o menor problema, diferentemente dos modelos de parede que, por sua vez, são fixos.

De quebra, você ainda economiza mais por conta dessa flexibilidade. Uma vez que, não é necessário comprar vários ar-condicionado portátil para controlar a temperatura da casa inteira. Um equipamento já faz o trabalho tranquilamente.

O ponto é: o ar-condicionado portátil é um eletrodoméstico que atende os consumidores de maneira mais completa do que os aparelhos comuns do mercado.

Para quem mora de aluguel ou não pode mexer na fachada do prédio onde mora, por exemplo, os benefícios de contar com um dos melhores ar-condicionado portátil são ainda mais significativos

Sem mais delongas veja o ranking dos cinco melhores modelos de ar-condicionado portátil

  1. Ar-condicionado Portátil Midea (Melhor Custo-benefício)
  2. Ar-condicionado Portátil Philco (O Mais Completo)
  3. Eco Cube Elgin (Melhor Avaliado)
  4. Britânia Ar-condicionado Portátil (Prático, Ecológico e Versátil)
  5. Delonghi Pinguino (Inovador e Eficiente)

Acompanhe até o final pois iremos explicar o que você deve considerar na hora de escolher o mais apropriado para sua casa.

5 melhores ar-condicionado para você comprar

1. Ar-condicionado Portátil Midea – O Melhor Ar Portátil

Midea-ar-condicionado-portátil.png

No começo do nosso ranking de melhores ar-condicionado portátil, temos o modelo da Midea. Uma opção com excelente desempenho, design moderno e ótima relação custo-benefício.

Com 12000 BTU/h, esse modelo mostra grande capacidade de refrigeração, deixando o ambiente da sua casa mais confortável tanto em dias frios quanto em quentes.

Ele também possui funcionalidades de programação muito eficientes, como timer, função dormir e modo não perturbe. Elas promovem mais praticidade e conforto no seu dia a dia.

Por sua vez, o design do aparelho é elegante e compacto, acompanhando o conceito moderno dos eletrodomésticos atuais, isto é, ser bonito e ao mesmo tempo discreto.

Além disso, o Ar-condicionado Portátil Midea é ecológico. Ele trabalha com fluído refrigerante R410A, o qual não impacta a camada ozônio e oferece um desempenho superior a outros ar-condicionado por aí.

Para instalação do ar-condicionado, você conta com um kit com manual de instrução te orientando nas melhores maneiras de utilização, além de cuidados específicos.

E, você pode contar com todas essas vantagens do modelo da Midea, por um preço que cabe no seu bolso. Uma vez que, o produto tem simplesmente custo-benefício que mais compensa entre os melhores ar-condicionado portátil.

2. Ar-condicionado Portátil Philco – O eficiente e moderno

Ar-condicionado-portátil-philco.png

Agora, se você busca por uma opção completa entre os melhores ar-condicionado portátil, o modelo Philco é o ideal. O que não falta é recursos neste aparelho para deixar seu ambiente mais fresco e confortável.

Assim como o modelo da Midia, o Ar-condicionado Portátil Philco tem 12000 BTU/h. Isso quer dizer que o aparelho possui grande capacidade e vai atendê-lo muito bem em desempenho.

Ele também conta com cinco modalidades para você desfrutar: aquecimento, resfriamento, ventilação, purificação e desumidificação. Com isso, garante o seu bem-estar em todas estações.

Quanto às programações, o modelo não fica atrás. Isso porque, tem uma série de funções que trazem mais praticidade para o dia a dia durante o uso do seu ar-condicionado, incluindo: 

  • temporizador;
  • oscilação;
  • dormir;
  • auto restart.

Além disso, o Ar-condicionado Portátil Philco protege você e sua família, por conta de seu poderoso sistema de ionização que combate eficientemente impurezas, como:

  • vírus;
  • bactérias;
  • mofo.

E mais: junto com a tecnologia Virus Protect, o filtro antibactéria desse modelo proporciona ainda mais proteção, devolvendo para o ambiente um ar plenamente puro.

O Ar-condicionado Portátil Philco ainda é ecológico, pois funciona com o gás R410A. Desse modo, você pode contar com um produto de alta qualidade sem prejudicar a natureza.

Todos esses benefícios ficam acessíveis em um design moderno, compacto e muito bonito. Sendo possível configurar e usar o seu Ar-condicionado Portátil Philco tanto pelo display digital do aparelho quanto por meio do controle remoto.

3. Eco Cube Elgin – O que possui melhor custo/benefício

Eco-cube-elgin-ar-condicionado.png

Entre os melhores ar-condicionado portátil, o modelo Eco Cube Elgin é o com melhor avaliação dos consumidores. Trata-se de um produto mais simples, porém eficiente o bastante para satisfazer a maioria de seus compradores.

Essa opção conta com 9000 BTU/h, o que é ideal para climatizar muito bem até 12m², e aletas ajustáveis que ajudam a distribuir melhor o ar ― um grande diferencial para climatizar quando comparado a outros modelos.

Além disso, o Eco Cube Elgin tem funções essenciais para melhor controle do ambiente. Assim como, trazer mais praticidade ao seu dia a dia. Dentre as quais, destacamos:

  • refrigeração;
  • desumidificação;
  • dormir.

E o design sofisticado e clean do Ar condicionado Portátil Eglin deixa o ambiente da sua casa com aquele ar de modernidade necessário para que ela fique ainda mais bonita.

Para instalação, pode ficar tranquilo. Não é necessário chamar eletricista ou técnico em ar condicionado para fazê-la. Com o manual de instruções que acompanha o aparelho você mesmo pode deixá-lo pronto para o uso.

Pensa que acabou? Ainda tem mais. Tudo isso que o modelo Eco Cube Elgin proporciona sai muito barato para o seu bolso. Sendo um dos modelos com melhor custo-benefício entre os melhores ar-condicionado portátil.

4. Britânia Ar-condicionado Portátil – Ar prático, eficiente e versátil

Britânia-ar-condicionado-portátil-versátil.png

O modelo da Britânia, por sua vez, é sinônimo de praticidade, ecologia e versatilidade. Por isso, está presente também nesse ranking dos melhores ar-condicionado portátil.

Ele possui 11000 BTU/h, uma grande capacidade de refrigeração para transformar completamente o ambiente da sua casa com um ar confortável e temperatura ideal. Assim como, quatro excelentes modos de operação:

  • resfriar;
  • desumidificar;
  • ventilar;
  • aquecer.

Além disso, o Britânia Ar-condicionado Portátil conta com funções que facilitam o dia a dia do consumidor e tornam a experiência no uso do aparelho ainda mais completa, como:

  • oscilação;
  • timer;
  • dormir.

É possível usar o seu ar-condicionado portátil Britânia de duas formas: por meio do Display Digital do próprio aparelho e pelo controle remoto que acompanha o produto.

E o design dessa opção é elegante e discreto, acompanhando a tendência dos eletrodomésticos de hoje em dia e dando mais modernidade para o ambiente da sua casa.

O Britânia Ar-condicionado Portátil ainda é ecológico, com o gás R410A que não é inflamável e nem nocivo a camada de ozônio. Assim, você tem todos os benefícios dos melhores ar-condicionado portátil sem prejudicar o meio ambiente.

Mesmo com tantas vantagens, o modelo apresenta um custo-benefício interessante quando comparado a outras opções entre os melhores ar-condicionado. Portanto, vale muito a pena comprá-lo.

5. Delonghi Pinguino – Inovador, potente e bem avaliado

Delonghi-pinguino-inovador-ar-condicionado.png

Para finalizar o nosso ranking, temos o modelo Delonghi Pinguino entre os melhores ar-condicionado portátil. Uma opção inovadora, muito eficiente e reconhecida mundialmente pela sua qualidade.

Com capacidade de 12000 BTU/h, o modelo mostra grande potência para deixar sua casa na temperatura e umidade certa. Ainda mais porque tem uma função exclusiva que proporciona o equilíbrio ideal, garantindo 100% de conforto.

E o balanço de ar acontece por quatro vias diferentes. O que torna o processo do aparelho melhor do que muitas opções encontradas no mercado. Além disso, o Delonghi Pinguino tem três modos de operação:

  • refrigeração;
  • desumidificador;
  • ventilador.

Para o uso, você tem o Display Digital que facilita a visualização das opções selecionadas no aparelho, além do controle remoto que conta com funções práticas para o seu dia a dia, incluindo:

  • velocidade;
  • timer;
  • oscilação;
  • dormir.

Como esse modelo da Britânia trabalha com gás refrigerante ecológico R410A, você pode aproveitar todos os benefícios da opção sem precisar se preocupar com danos à natureza.

Assim também, você não vai ter dores de cabeça com processos de reforma elétricas ou hidráulicas, por exemplo. Ou seja, não precisa contratar profissionais para instalar o seu Ar-condicionado Delonghi Pinguino.

Como escolher um dos melhores ar-condicionado portátil?

Escolhendo-melhores-ar-condicionado-portátil.png

Agora que você já sabe quais são os cinco melhores ar-condicionado portátil, como escolher o modelo ideal para sua casa? Logo abaixo, destacamos os principais fatores que envolvem essa decisão de compra. Confira!

Ciclo quente e frio

Assim como os aparelhos convencionais, os melhores ar-condicionado portátil tem opções de ciclos tanto quente como frio. Por isso, é um fator importante de se considerar.

Se o local onde você mora faz majoritariamente frio durante o ano, o modelo mais interessante seria um ar-condicionado portátil com ciclo quente. Do mesmo modo, aparelhos com ciclo frio são mais interessantes em lugares muito quentes.

Para não ter nenhuma divergência em relação à temperatura ambiente, o ideal é comprar um modelo que funcione com os dois ciclos. Assim, você terá máximo conforto em todas estações do ano.

Embora seja um pouco mais caro frente aos outros modelos de ar-condicionado portátil, opções com ciclo quente e frio oferecem uma experiência mais completa e são perfeitas para locais onde a temperatura muda frequentemente.

Troca de água

Diferentemente dos ar-condicionado de parede, o portátil acumula a água condensada em seu interior. Sendo necessário retirá-la quando chegar no limite para que o aparelho volte a funcionar.

Isso é um incômodo e tanto, não é? Afinal, volta e meia você vai precisar fazer essa pequena manutenção. Porém, existem entre os melhores ar-condicionado portátil modelos com função auto-evaporação.

Essa tecnologia evapora automaticamente a água, o que proporciona mais praticidade no uso do seu ar-condicionado portátil. O modelo da Philco, segundo aparelho do ranking, conta com essa funcionalidade, por exemplo.

Quantidade de BTU’s

A quantidade de BTU’s seria como a potência de outros eletrodomésticos. Neste caso, define qual é a capacidade de refrigeração do ar-condicionado portátil em questão.

Quanto maior for o cômodo em que um dos melhores ar-condicionado portátil vai ficar, maior deve ser a quantidade de BTU’s do aparelho para que seu desempenho seja como o esperado.

Para calcular a quantidade de BTU’s necessária, é muito simples. Você deve multiplicar o M² do ambiente o número de BTU’s equivalente a um M², isto é, de 600 a 800 BTU’s. Resumindo, a conta fica assim: 

M² do ambiente X 600 ou 800 BTU’s = quantidade de BTU’s necessários

Vale dizer que, se o ambiente for muito exposto a raios solares ou muitas pessoas transitarem nele diariamente, o ideal é comprar um aparelho com uma quantidade maior de BTU’s, considerando o resultado do cálculo.

Consumo

Ainda sobre a quantidade de BTU’s, saiba que ela afeta o consumo de energia elétrica do ar-condicionado portátil. Então, quanto mais BTU’s, maior vai ser o gasto com esse eletrodoméstico.

Nesse contexto, você vai precisar encontrar um equilíbrio entre potência necessária e consumo. Assim, vai ter um grande desempenho com o aparelho por um preço que cabe no seu bolso.

Classificação energética

Quando estiver decidindo qual dos melhores ar-condicionado portátil comprar, observe também a classificação de eficiência energética do aparelho, emitida pelo IMMETRO.

Produtos que são categorizados como nível A ou B, por exemplo, são os que mais economizam energia elétrica. Ou seja, usar um aparelho tão essencial pode ficar ainda mais barato, caso você opte por modelos com boa classificação.

E mais: nem todos os ar-condicionado portátil possuem esse selo de classificação de eficiência energética. Então, é importante ficar de olho e escolher aqueles que apresentam essa relação.

Peso

O peso é outro aspecto dos melhores ar-condicionado portátil que você deve levar em conta. Isso porque, movê-lo pode ser uma tarefa difícil se ele for pesado demais. 

Normalmente, os aparelhos pesam de 20Kg a 30kg. Sendo assim, escolha um dos modelos que se aproximam dos 20kg para movê-lo de um cômodo para outro sem grande esforço.

Só compre um modelo com 30kg de peso, no caso de você não precisar mudar tanto de lugar o aparelho, porque pretende usá-lo de maneira mais fixa do que móvel.

Funções extras

Alguns dos melhores ar-condicionado portátil contam com funções extras para o uso, o que deixa o aparelho ainda mais completo, versátil, prático e eficiente. Por isso, esse é um fator a ser considerado por você.

A função Sleep, por exemplo, possibilita você regular a temperatura e programar o desligamento do aparelho durante o seu descanso à noite. Enquanto opções não perturbe ou modo silencioso apagam luzes ou diminuem o som do equipamento.

Seja qual for as funções extras dos modelos de ar-condicionado portátil, faça um comparativo, levando em conta os recursos que vão ser mais úteis para você ou que se mostram mais vantajosos.

Voltagem

Nem toda região e cômodo da sua casa possuem a mesma voltagem. Dessa forma, não se esqueça de olhar qual é a voltagem dos melhores ar-condicionado portátil.

Os modelos desses aparelhos variam entre 110V e 220V. Assim, a opção que você escolher deve ser compatível com a voltagem do plugin que será inserido e da região onde você mora.

Colocar o aparelho na voltagem errada pode impedir que o seu funcionamento seja eficiente, além de queimá-lo. E na pior das hipóteses, causar um acidente elétrico que coloque sua integridade em risco.

Dúvidas relacionadas a melhores ar-condicionado portátil 

Quanto gasta um ar-condicionado portátil por mês?

Em média, um dos melhores ar-condicionado portátil gasta R$74,34 por mês. Só que, depende da quantidade de BTU’s do aparelho, classificação de eficiência enérgica e dias e horários que ele é utilizado.

Qual a diferença do climatizador para o ar-condicionado portátil?

Enquanto um dos melhores ar-condicionado portátil tem o objetivo de aumentar ou diminuir a temperatura ambiente para deixá-la dentro do ideal, o climatizador só refresca e ventila o ar, podendo ser pouco eficiente em dias de muito calor.

Para que serve a mangueira do ar-condicionado portátil?

A mangueira que vem nos melhores ar-condicionado portátil serve para fazer a troca entre o ar do ambiente da casa e o ar gerado pelo aparelho. Sendo necessário posicioná-lo em uma janela ou porta.

Conclusão

Homem-relaxado-com-ar-condicionado-portátil.png

Por fim, conhecendo os melhores ar-condicionado portátil para comprar e quais fatores você deve considerar para escolher o mais apropriado, nada te impede de garantir o máximo conforto oferecido por esses aparelhos na sua casa.

Como vimos, é uma ótima alternativa aos ar-condicionado tradicionais de parede, apresentando diversas vantagens e muito mais praticidade quanto a instalação, pois não é preciso contratar um técnico para isso.

Ainda assim, caso você se sinta inseguro para deixar um dos melhores ar-condicionado portátil que você adquiriu pronto para uso, não tenha receio em chamar um profissional que tenha certificação em um curso de refrigeração.

E se for preciso fazer algum reparo elétrico na sua residência para instalar o ar-condicionado, também solicite ajuda de um especialista, certificado em um curso de eletricista.


Foto escritor

Flávio Babos

Flávio é especialista em tecnologia, empreendedor e estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Já desenvolveu diversos projetos de elétrica, eletrônica e atualmente dedica seu tempo em escolher os melhores produtos de tecnologia para ajudar sua audiência no processo de decisão de compra na internet.


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário