O servo motor Arduino é um componente muito útil em projetos de robótica e de eletrônica e, se você está procurando um tutorial de como ligar ele, então chegou no artigo certo.
Aqui você irá entender o mais importante sobre servos motores Arduino e irá aprender a como acionar o seu servo com uma programação intuitiva e fácil.
Você também vai ver que controlar o servo motor Arduino SG90 9g usando o potenciômetro não é um bicho de 7 cabeças.
👨💻 Comprar Agora – Kit Iniciante Arduino com Tutorial e + 20 Projetos ✅
Veja o que separamos para você neste guia de uso do seu servo motor:
Você também pode se interessar:
- Curso de Arduino Grátis Online: Qual fazer?
- Os 2 Melhores Cursos de Eletrônica a Distância
- O Melhor Curso de Robótica Online
Montagem do circuito Servo Motor Arduino
Para ligar o servo motor Arduino, é preciso:
- conectar o fio vermelho no pino +5V do Arduino;
- o fio marrom no GND, e;
- o fio laranja, sinal do servo, no pino digital 9 do Arduino.
Veja as conexões na imagem abaixo:
Para acessar o projeto no aplicativo Tinkercad, clique aqui.
Código utilizado
Agora, veja o código do servo motor que utilizamos no Arduino para controlar o componente:
/* Código do Servo Motor Arduino Monte seus próprios projetos sem dificuldade com programação! ACESSE: https://flaviobabos.com.br/ */ #include <Servo.h> // Biblioteca do Servo Servo meuservo; // Objeto Servo int ang = 0; // Variável Ângulo void setup() { meuservo.attach(9); // Pino usado para conectar o servo } void loop() { for (ang = 0; ang <= 180; ang += 1) { // Vai de 0º até 180º // in steps of 1 degree meuservo.write(ang); // Comando que envia o sinal para o servo rotacionar delay(15); // Espera 15ms } for (ang = 180; ang >= 0; ang -= 3) { // Vai de 180º até 0º (+ rápido) meuservo.write(ang); // Comando que envia o sinal para o servo rotacionar delay(15); // Espera 15ms } }
Observe que para esse programa funcionar é preciso utilizar a biblioteca do servo motor.
Uma biblioteca no Arduino nada mais é do que um arquivo escrito em C ou C++ que fornece funcionalidades extras (como interpretar o estado do servo motor e fazer com que rotacione no ângulo certo) aos projetos que usamos no Arduino.
Servo Motor Arduino com Potenciômetro – Circuito
Para controlar o micro servo motor de 9g e sua posição iremos usar o potenciômetro de 10kΩ e vamos conectar esse componente no pino analógico A0 do Arduino.
Veja a montagem do projeto com o potenciômetro e Arduino na imagem abaixo:
Para acessar o projeto do servo + potenciômetro no Tinkercad, clique aqui.
Código utilizado
O código usado no potenciômetro para controlar o servo é bem simples e fácil de entender, observe:
/* Código do Servo Motor Arduino Monte seus próprios projetos sem dificuldade com programação! ACESSE: https://flaviobabos.com.br/ */ #include <Servo.h> // Biblioteca do Servo Servo meuservo; // Objeto Servo int val; // Variável de leitura analógica do potenciômetro int pot = 0; // Pino usado para conectar o potenciômetro void setup() { meuservo.attach(9); // Pino usado para conectar o servo } void loop() { val = analogRead(pot); // Lê o valor analógico do potenciômetro (0 a 1023) val = map(val, 0, 1023, 0, 180); // Transforma em um valor em graus 0º a 180º meuservo.write(val); // Comando que envia o sinal para o servo rotacionar delay(15); // Espera 15ms }
Desafio
Você aprendeu neste tutorial a maneira mais simples e comprovada de acionar um servo motor. Então, que tal partir para o próximo nível e construir o seu próprio projeto com o que você aprendeu aqui hoje?
Portanto, o projeto que estou falando é um Braço Robótico DIY de baixo custo ao qual você pode acessar o tutorial completo aqui do site.
É um projeto de robótica que conta com 3 graus de liberdade além de que sua estrutura é feita de palitos de madeira e não de MDF nem acrílico.
- Veja também: Os 10 melhores projetos de eletrônica com Arduino.
O que é e como funciona um servo motor Arduino?
O servo motor é um componente comum entre os hobbistas da eletrônica e do mundo maker.
Ele é amplamente utilizado em diversas áreas tais como a robótica, o aeromodelismo e ganha mais força ainda quando integrado com outros componentes eletrônicos como o sensor ultrassônico, RFID e demais projetos com o Arduino.
Uma das vantagens do servo é o seu eixo que pode ser precisamente controlado de acordo com o acionamento do seu motor. Além disso, para se movimentar, esse componente conta com um sistema interno de engrenagens bem eficaz.
Para monitorar a posição exata desse eixo, um potenciômetro é utilizado como um sensor e, para que tudo se funcione como o esperado, tanto o servo motor como sua comunicação com o Arduino, uma placa de controle interno é utilizada.
No entanto, se não fosse pelo PWM (Pulse Width Modulation) não seria possível controlar a posição exata do eixo do servo.
Além do tipo de servo que rotaciona em 180 graus que você aprendeu a ligar neste tutorial, também existem aqueles que fazem rotações contínuas e de 270 graus.
Especificações do servo SG90 de 9g
Algumas particularidades do servo motor SG90 9g:
Peso | 9g |
Dimensão | 23 × 12,2 x 29 mm |
Engrenagem | Conjunto de engrenagem de nylon |
Velocidade de operação | 0,1 seg / 60 graus |
Tensão operacional | 3-6 V DC |
Faixa de PWM | 500 a 2400 microssegundos |
Velocidade | 60 graus em 0,12 s |
Torque | 1,2 kg / cm |
Conexões | Marrom (GND) Vermelho (5 V) (Laranja: PWM) |
Caso chegou até aqui e queira aprender ainda mais sobre Arduino e economizar tempo que você teria ao aprender sozinho, então indico você acessar o Curso Arduhack do Lobo da Robótica.
Gostou deste tutorial? Não deixe de dizer sua opinião nos comentários abaixo.